PMJP lança movimento pelo parto normal como direito da gestante
Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (09) no Hotel Caiçara, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oficializou o lançamento do Movimento João Pessoa em defesa do Parto Normal. O movimento, que pretende promover o parto normal como direito fundamental à gestante, acontece em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.
Representando o prefeito Luciano Agra, a secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, lembrou as ações construídas pela gestão relativas às garantias dos direitos humanos na Capital. Há cinco anos os gestores não falavam em direitos reprodutivos e sexuais. O poder público não tratava das vítimas de violência, por exemplo. Nossos gestores hoje fazem isso porque são cidadãos comuns, que entendem e necessitam dessas políticas. Estamos celebrando vários avanços estruturais e mudanças de comportamento.
Representando a SMS, a diretora da Atenção à Saúde do Município, Cláudia Veras, destacou o cuidado da gestão em diminuir a mortalidade materna e infantil. Este seminário celebra o compromisso do parto e do nascimento.
Já a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, lembrou que a gestão trabalha em parcerias Vemos aqui a importância das ações intersetoriais. Essas ações estão refletindo como avanço na luta dos direitos das mulheres, lembrou.
As oficinas começaram ainda na tarde de quarta-feira, abordando os temas O papel das Doulas na humanização do parto e nascimento e Técnicas e dinâmicas de grupos para gestantes. O seminário seguiu durante esta sexta-feira (10) com uma nova programação envolvendo o tema da atenção humanizada no parto normal e as experiências e desafios na atenção integral à saúde da mulher.