PMJP lança na sexta-feira Banda Marcial da Educação
A ‘Banda Marcial da Educação do Município de João Pessoa’ será lançada pela secretaria de Educação (Sedec) nesta sexta-feira (2), às 16h, no Centro Administrativo Municipal (CAM). A criação da banda faz parte das ações do Plano de Ações Integradas (PAI) 2009-2010, lançado no último dia 21 de setembro pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), com as principais obras e investimentos que serão realizados na Capital no valor de R$ 305 milhões.
No lançamento do PAI, Ricardo Coutinho anunciou a criação de mais 13 bandas marciais, entre elas, a Banda Marcial da Educação do Município. Já criamos 17 bandas e agora vamos criar mais 13, além de investir mais em instrumentos, uniformes e calçados, declarou o prefeito na ocasião.
A Banda Marcial da Educação possui 100 componentes, entre instrutores de música e dança, balizas, corpo coreográfico, linha de frente e instrumentos de metais e percussão, além de alunos que se destacaram nas bandas das escolas da rede municipal, que foram selecionados para compor a nova estrutura.
Segundo o coordenador de Bandas e Música da Secretaria de Educação, Júlio César, os objetivos são mostrar o trabalho de musicalização realizado pela educação do município, educando a criança e o adolescente através da música; promover oficinas em comunidades e participar de campeonatos e eventos. A prefeitura já investiu mais de 1 milhão de reais nas bandas marciais do município, entre instrumentos, uniformes e qualificação dos profissionais, frisou.
A chefe de gabinete da secretaria de Educação, Luciane Sarmento, disse que a criação da banda só foi possível graças aos investimentos que vem sendo feitos desde o início da gestão do prefeito Ricardo Coutinho. A prefeitura investiu 750 mil reais na aquisição de 600 novos instrumentos musicais para Bandas Marciais, que foram entregues no dia 20 de julho, e dentro das ações do PAI, as bandas foram contempladas mais uma vez, frisou.