PMJP lança OP Mulher e presta homenagem à educadora Doraci Vieira

Por - em 227

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançará na próxima segunda-feira (30), às 8h, o ciclo 2015 do OP Mulher. Durante o lançamento, que ocorrerá no Gabinete do Prefeito, a educadora Doraci Vieira receberá uma homenagem pela sua contribuição para o fortalecimento dos movimentos sociais e pela sua defesa do Orçamento Participativo, como um importante instrumento de diálogo entre a população e o poder público.

O OP Mulher é uma iniciativa inovadora implantada na gestão do Prefeito Luciano Cartaxo. O intuito é fortalecer a implementação de ações, programas e políticas públicas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das mulheres da cidade de João Pessoa, através de demandas apresentadas pela população no Orçamento Participativo. Atualmente, as mulheres correspondem a 52% da população local.

O secretário Executivo do Orçamento Participativo, Jackson Macedo, concorda que é necessário intensificar a atuação das mulheres nas reuniões preparatórias e nas audiências regionais do Ciclo do Orçamento Participativo, e que o OP Mulher é um instrumento fundamental para atingir essa meta. “Precisamos entender as dificuldades de constituição e representação das mulheres no Orçamento Participativo e buscar meios para que elas possam ocupar esses espaços de decisão”, afirma.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, Viviane Alves, lembra queatualmente, dos 244 Conselheiros do Orçamento Participativo, apenas 92 são mulheres. Esse número evidencia a necessidade de incentivar a presença feminina nos espaços de participação social. “Nosso objetivo, além de focar o protagonismo feminino, também é incentivar o surgimento de lideranças políticas femininas que entendam as reais necessidades das mulheres”, explica.

Ainda de acordo com Viviane, é preciso aumentar o número de mulheres tanto entre os conselheiros do Orçamento Participativo, como também nas conferências de políticas públicas. Para ela, as conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização. Ainda no primeiro semestre deste ano, acontecerá em João Pessoa a Conferência de Mulheres, como mais uma forma de estimular a participação e fortalecer o controle social por parte das mulheres sobre as decisões da cidade, incluindo ações voltadas para um maior empoderamento do gênero.