PMJP lança programa para qualificar 1.300 servidores em 52 cursos

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O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta quarta-feira (13), o Programa de Qualificação do Servidor 2013. O projeto vai oferecer até 52 cursos de qualificação e vai beneficiar até 1.300 servidores da administração municipal. O objetivo é melhorar a eficiência dos funcionários e qualificar o serviço prestado à população. O ato também faz parte da política de valorização dos servidores, em um investimento de R$ 270 mil.

“Governar uma cidade como João Pessoa é algo que não se faz sozinho. Essa é uma tarefa que envolve cada servidor”, defendeu Luciano Cartaxo. De acordo com ele, os secretários foram orientados a facilitar o acesso dos funcionários de cada Secretaria aos cursos. “Esta é uma largada para a qualificação. Queremos cada profissional como parceiro para ofertar o melhor serviço para a população. Sem estas pessoas, a Prefeitura não avança”, declarou.

O secretário municipal da Administração, Roberto Wagner, destacou a qualificação como ponto fundamental para os servidores. “Um bom profissional é formado por três características específicas: a dedicação, a ética e a qualificação. É por isso que a Prefeitura de João Pessoa defende e oferece este trabalho, formado com parcerias de alto nível, como a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec)”.

O representante da Funetec, Epitácio Brito, afirmou ser uma grande satisfação manter essa parceria na execução do programa. “Este trabalho tem sido mantido há 15 anos e este ano teremos um programa diverso, orientado por especialistas, mestres e doutores. Agradeço a confiança demonstrada pela administração municipal e reafirmo a nossa meta de educar e capacitar”, destacou.

Os servidores foram representados pela funcionária Marta Lúcia, da Secretaria de Administração. “Assisto às aulas e é muito gratificante para o profissional poder aprimorar suas qualidades e aprender coisas novas. É uma oportunidade que deve ser aproveitada por todos”, recomendou.

Encerrada a cerimônia, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), os presentes assistiram à palestra “A chave para o desenvolvimento profissional e pessoal: conhecer, compreender e praticar”, do professor universitário, consultor empresarial e executivo, David Montenegro.

Cursos – Ao longo do ano de 2013, 52 cursos serão oferecidos pela Funetec. Os primeiros terão início no dia 18 de março e vão durar dois meses. De acordo com a programação, oito cursos serão oferecidos na primeira etapa. São eles: Informática Básica; Excel Básico; Comunicação Eficaz; Contabilidade Pública para Municípios; Elaboração e Gestão de Projetos Públicos; Gestão de Materiais no Município; Direito Civil Aplicado ao Município e Secretariado na Administração Pública.

Os cursos têm como meta a melhoria da produtividade e a qualidade dos serviços, incentivar a integração dos servidores e aprimorar a capacidade de análise e síntese, o que deve fortalecer o senso crítico. Além disso, eles também afetam positivamente a autoestima dos servidores, que se sentem valorizados e capacitados.

Matrículas – As aulas serão realizadas pelos profissionais da Funetec no Centro de Treinamento Miguel Arraes (Cetre), da PMJP. Elas são voltadas às áreas de Gestão Pública, Formação e Informática. Qualquer servidor municipal (efetivo, comissionado, prestador de serviço e estagiário) pode se matricular e participar das aulas, que são oferecidos pela Prefeitura. As inscrições para as primeiras turmas já estão abertas e as vagas são limitadas.

Para efetivar a matrícula, os servidores devem se dirigir ao Cetre, que fica localizado na Avenida Piauí, no Bairro dos Estados. O funcionário precisa ser encaminhado pelo chefe imediato, através de correspondência oficial ao Centro. Os dados requeridos são: nome, matrícula e telefone, além de cópia do RG. Lá, o servidor preencherá a Ficha de Inscrição com todos os dados. As matrículas não podem ser feitas por telefone.

Informações sobre todos os cursos oferecidos, as datas e horários podem ser encontradas no portal da PMJP (http://www.joaopessoa.gov.br/), através do e-mail sead_cetre@joaopessoa.pb.gov.br ou pelos telefones 3214.7960/ 3214.7925.