PMJP lança projeto de qualificação e capacitação para Afroempreendedores

Por - em 587

A Coordenadoria Municipal de Promoção à cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa lança, nesta terça-feira (3), das 9h às 17h, o Projeto Brasil Afroempreendedor. O evento acontecerá no auditório da OAB-PB, na Rua Rodrigues de Aquino, 57, no Centro, e tem como objetivo combater o racismo e promover a igualdade racial, capacitando e dando oportunidades para microempresários afrodescendentes. Eles receberão apoio de uma assessoria técnica para a criação e o fortalecimento do seu pequeno negócio.

O projeto também contempla comunidades remanescentes de quilombo. Em João Pessoa o programa está sendo implantado pela Prefeitura Municipal (PMJP) através da sua Coordenadoria Municipal de Promoção à cidadania LGBT e Igualdade Racial, em parceria com Instituto Adolpho Bauer (IAB) e o Sebrae Nacional.

Segundo a municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial do município, Socorro Pimentel, esse projeto funciona como um elemento inclusivo para os afroempreendedores. “Funciona na perspectiva de que esse público possa, através dos incentivos, desenvolver o seu empreendimento, participar de cursos na plataforma do Sebrae, e ter os seus projetos acompanhados por técnicos especializados. Temos inscritas pessoas da matriz africana, da capoeira e outros tantos profissionais”, disse.

O Projeto Brasil Afro Empreendedor surge de uma percepção baseada em uma pesquisa realizada pelo Sebrae. Segundo Carlos Aluísio Falcão, consultor do programa, “a taxa de mortalidade do negócio de empreendedores afrodescendentes é muito alta porque, diferente de grande parte dos não negros, eles não entram num empreendimento por oportunidade e sim por necessidade. Então esse projeto surge para dar uma segurança econômica, uma segurança no negócio”.

O empreendedor que cumprir todas as etapas e estiver formalizado, com toda a sua documentação em dia terá acesso garantido ao crédito de financiamentos de negócios e projeto. “O projeto tem a duração de 15 meses. O consultor local, com as ferramentas do Sebrae e consultores parceiros como a Caixa Econômica vão ajudar a capacitar e qualificar para gerenciar bem esse pequeno negócio e também acompanhar e montar junto com o empreendedor o seu plano de empreendimento”, ressaltou Carlos Aluísio.

Inscrições – As inscrições para participar do projeto iniciaram no mês de março, mas continuam abertas e podem ser feitas na Coordenadoria Municipal de Promoção à cidadania LGBT e Igualdade Racial, que fica no 1° andar do Paço Municipal, Centro.

Confira a programação do seminário de lançamento do projeto Brasil Afroempreendedor:

10h – Mesa de abertura e Assinatura do Termo de parceria

• Prefeito de João Pessoa: Luciano Cartaxo Pires de Sá

• Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política: Lucius Fabiani Vasconcelos Souza

• Rodrigo de Sousa Soares: Ex-secretário de Gestão Governamental e Articulação Política

• Secretário do Trabalho Produção e Renda: Diego Tavares

• Coordenadora Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial: Maria do Socorro Pimentel

• Representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República: Vera Lúcia Ferreira Gomes

• Diretoria Regional dos Correios da Paraíba: José Trajano Vasconcelos

• Supervisor de Sustentação ao Negócio da Caixa Econômica Federal: José Cassiano da Cunha Júnior

• Núbia Gonçalves Coordenadora Estadual da ONG “Nós Podemos Paraíba” e do PNUD-PB

• Representação dos movimentos sociais.

 

10h30 às 11h – Lançamento do Selo Emissão Especial “Umbanda: Sincretismo Religioso Brasileiro” Diretoria Regional dos Correios na Paraíba

11h às 12h30 – Apresentação do “Projeto Brasil Afroempreendedor” Instituto Adolpho Bauer