PMJP melhora informatização da Redesim e automatiza emissão de alvará para empresas

Por Katiana Ramos - em 2848

A Secretaria da Receita Municipal (Serem) de João Pessoa otimizou o sistema de informatização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a inscrição municipal será gerada em até dois dias.

De acordo como diretor de tributação da Serem, Paulo Freire, as melhorias feitas no sistema da Redesim permitem que o empresário acompanhe online o trâmite do processo pelos órgãos e secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Com a melhoria no sistema para a emissão da inscrição municipal o empresário não precisa mais vir a Receita Municipal, porque ele acompanha todo o processo via Internet e em poucos dias já coloca a empresa de baixo risco para funcionar”, explicou Paulo Freire.

Ele lembrou ainda que ao solicitar a inscrição municipal, o empresário deve pagar o boleto referente ao serviço e, dentro do prazo máximo de dois dias, o documento estará liberado no sistema da Redesim. “Depois disso, o empreendedor solicita a emissão do alvará de funcionamento”, acrescentou o diretor. Já o alvará provisório é disponibilizado em até sete dias.

O consultor da Serem Brunno Sitonio, destacou que outros avanços para facilitar a vida dos empreendedores da Capital estão em andamento, como a integração da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), além de diversos procedimentos para a modernização do sistema.

Redesim – Criada pela Lei nº 11.598/07, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios permite que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.