PMJP moderniza sistema de compras e implanta Central que garante economia e transparência
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reuniu os secretários e auxiliares, no auditório da Estação das Artes, na manhã desta sexta-feira (9), para apresentar a implantação da Central de Compras Corporativas que será adotada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Mais um avanço da modernização da gestão por resultados, a Central visa promover a redução das despesas nas compras realizadas pelo governo municipal, economizando e melhorando a qualidade dos gastos, além de potencializar as ações de transparência pública.
“Cada instante requer uma modernização ainda maior da gestão e a Central de Compras vem exatamente com esta finalidade, dando mais dinâmica aos processos ao gerar mais economia aos cofres públicos, otimizando as compras com mais agilidade e também no que é fundamental para nós, que é a transparência. A central será muito importante, pois produtos que eram comprados por duas ou três secretarias por preços diferentes, agora teremos a condição de fazer uma única compra, conseguindo preços mais baixos e em maior quantidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A Central vai realizar a licitação de todos os itens corporativos da Prefeitura, ou seja, todos os produtos e serviços comuns a mais de um órgão ou secretaria, permitindo um maior controle sobre as compras, a padronização dos produtos e serviços adquiridos pela PMJP; maior economia, uma vez que as compras serão em maior volume; e a otimização dos processos licitatórios. Através da Central de Compras Corporativas, todos os processos poderão ser acompanhados online, fortalecendo a divulgação pública dos dados da gestão já reconhecida como a mais transparente da Paraíba por órgãos externos.
O início do primeiro processo através da Central de Compras deve acontecer no próximo dia 19, comandado através de comissão da Secretaria de Administração (Sead), desde o Planejamento de Compras até chegar à Comissão Central de Licitação. O processo conta com reuniões de negociação para definição de quantitativos, realização de pesquisa de preço, análise da comissão, elaboração do edital, análise jurídica e licitação, entre outros.
Capital estrangeiro – Durante a reunião, o prefeito Luciano Cartaxo também falou com os auxiliares sobre a aprovação da operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de U$ 100 milhões para a Capital desenvolver o projeto ‘João Pessoa Cidade Sustentável’. “A última etapa é exatamente a assinatura do convênio com o BID, e será a primeira vez na história de João Pessoa, que a cidade vai ter investimento de capital estrangeiro. Será um legado para a cidade, deixando a preparação para a cidade chegar a1 milhão de habitantes preservando o que a gente tem de melhor que é a nossa qualidade de vida”, afirmou o prefeito.