PMJP oferece lazer e cultura no feriado da Proclamação da República
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibiliza opções de lazer para quem for aproveitar o feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15), na Capital. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) é uma das atrações e vai funcionar no seu horário normal, das 8h às 17h. Na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte o fim de semana tem uma vasta programação com exposições, apresentações musicais, oficinas e cinema.
A Bica é o local ideal para quem deseja o contato direto com a natureza. Localizada em uma área central de João Pessoa, entre os bairros do Róger e Tambiá, o Parque conta com mais de 500 animais de 92 espécies que são mantidos de acordo com normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em recintos bem projetados e adequados para o bem-estar dos mesmos. A vegetação é um resquício de Mata Atlântica onde podem ser observadas espécies raras.
O Parque possui ainda área de lazer com playground, quiosques, pedalinhos, quadriciculos e passeio de trenzinho para as crianças. O projeto de requalificação da Bica disponibiliza equipamentos modernos, proporcionando interação entre público visitante e os animais. Também é permitido passear dentro do recinto das aves e contemplar de perto as belezas naturais das espécies preservadas
Funcionamento – A Bica funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Na segunda-feira é fechada para o público, funcionando apenas com expediente interno. Durante o feriado abrirá normalmente, com entrada permitida até às 16h. Crianças de até sete anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, idosos, deficientes e funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa têm entrada franca. O custo do ingresso é de R$ 2,00 e o estacionamento é gratuito.
Estação – A Estação Cabo Branco-Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, é outra opção de lazer nesta sexta-feira (15) e abrirá das 9h às 21h. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ela tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita.
Uma das atrações deste dia é o grupo Luar do Sertão que se apresenta às 19h, pelo projeto Sexta com Choro. O show, que prestará um tributo aos medalhões do gênero, acontece no Terraço Panorâmico. No mesmo dia e horário, às 19h, tem oficina gratuita de ioga. Durante a aula, os praticantes aprendem técnicas de relaxamento, respiração e a como fortalecer a postura.
O público que visitar a Estação na sexta-feira (15) poderá também apreciar quatro exposições: “Feminino Quilombola”, do fotógrafo italiano Alberto Banal; “O corpo na arte Africana”, do acervo do Museu da Vida, da Fiocruz; “Nossa Terra, Nossos Valores”, que reúne obras de vinte artistas; e “Amiga é pra essas coisas”, da artista plástica pessoense Ana Christina Mesquita.
Fim de semana – E como o feriado é na sexta-feira (15), quem quiser esticar o fim de semana, a Estação Cabo Branco também oferece outras atrações. No sábado (16), o projeto Estacine traz a comédia “O golpista do ano”, com Jim Carrey e Ewan McGregor, e comentários do especialista em cinema Andrés von Dessauer. Já no domingo (17), a Mostra Ficção Cientifica traz “Missão: Marte”, de Brian De Palma. Os filmes começam sempre às 16h, no miniauditório 1, da Estação das Artes.
Para quem gosta de observar a Lua Cheia, no domingo (17), das 18h30 às 20h30, acontecerá uma sessão de observação, no Terraço da Torre Mirante. É lá onde serão posicionados os telescópios e lunetas para o público, que também poderá contar com a assessoria do astrônomo Marcos Jerônimo.
Algumas oficinas estão disponíveis para o público no fim de semana. No sábado (16), às 10h30 e 11h30, tem oficina de violão. Mais tarde, às 14h, 15h e 16h, as crianças poderão se divertir à moda antiga com uma oficina de brincadeiras populares. Já no domingo (17), tem contação de histórias pela manhã e aula de percussão corporal à tarde, seguindo os mesmos horários. As atividades acontecerão na Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento.
Centro – No sábado (16), a partir das 11h30, tem o projeto Sabadinho Bom com muito samba e choro, na Praça Rio Branco. No palco toda a regionalidade do violinista cearense, radicado na Paraíba, Chagas Fernandes e o cantor e instrumentista Helton Fernandes, com toda a ginga do samba paraibano. A realização é da Fundação Cultural de João pessoa (Funjope).