PMJP oficializa protocolo para construção de novo campus do IFPB

Por - em 567

Na noite desta terça-feira (18), o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinou um protocolo de intenção que pode resultar na doação de um terreno para a construção de um campus do Instituo Federal da Paraíba (IFPB). A assinatura ocorreu juntamente com o reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, no local em que deverá funcionar o campus, ao lado do ginásio poliesportivo Hermes Taurino, no bairro de Mangabeira VII. A expectativa é de que a nova instalação do IFPB beneficie 1,2 mil alunos.

Com a assinatura do protocolo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fará um projeto autorizativo de lei, que será encaminhado e votado na câmara Municipal de João Pessoa. Caso seja autorizado pelo Legislativo Municipal, o IFPB se compromete, com o novo campus da Zona Sul, a promover capacitações, treinamentos, palestras, cursos e demais oportunidades para os servidores municipais.

Para o prefeito Luciano Agra, a Zona Sul de João Pessoa está carente de instituições de ensino superior, motivo pelo qual abraçou a ideia da construção de uma nova sede do IFPB. “É uma região muito populosa e merece ter um local de ensino técnico e superior. O IFPB já estava viabilizando a construção de uma sede em Mangabeira e apoiamos a ideia. Com isto, evitamos que os alunos se desloquem para outras localidades da cidade e tenham a oportunidade de estudar perto de casa”, destacou.

O documento que prevê a doação do terreno também apresenta contrapartidas para que o IFPB utilize a área. Além de disponibilizar o futuro campus para eventos da PMJP, sem prejuízo de ambas as partes, o Ginásio Poliesportivo Hermes Taurino continuará sob a administração da PMJP e disponível à população.

Melhorias para Mangabeira – O secretário de Planejamento da PMJP, Aldo Prestes, destacou que, com a possível construção do campus, o bairro de Mangabeira tenderá a ter novos investimentos. “Quem mais ganha com essa construção é a população de Mangabeira. Com a vinda do IFPB, a economia também se aquecerá, pois estudantes de outras cidades paraibanas deverão se mudar para o bairro”, acrescentou.

Para o reitor do IFPB, com o apoio da prefeitura, o IFPB irá ao encontro dos estudantes. “Estamos fazendo o caminho inverso. Nós é que estamos indo onde estão os estudantes. Com essa iniciativa, vamos ampliar a oferta de cursos e atender mais alunos, especialmente os moradores do bairro de Mangabeira”, disse.