João Pessoa Artesã participa da Mostra Brasil Artesão que inicia nesta quinta-feira

Por Hellen Nascimento - em 1198

O resultado do trabalho realizado pelos artesãos que fazem parte do João Pessoa Artesã (JPA), projeto colocado em prática pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), poderá ser conferido durante a primeira Mostra de Artesanato Brasileiro – a Brasil Artesão. A abertura do evento, que acontece no Jangada Clube, orla do Cabo Branco, acontece nesta quinta-feira (5), a partir das 16h.O evento é gratuito e ficará aberto ao público todos dias, das 16h às 22h, até 22 de janeiro.

A Mostra Brasil Artesão está sendo realizada em várias cidades brasileiras com o objetivo de dar visibilidade ao artesanato local e estimular a economia criativa. A primeira-dama de João Pessoa e coordenadora do JPA, Maísa Cartaxo, destaca a visibilidade que os artesãos da Capital terão com o evento. Ela ainda afirma que o objetivo do projeto é resgatar, potencializar e estimular cada vez mais a produção do artesanato pessoense bem como abrir espaços para sua comercialização.

“Um dos focos do JPA é estimular e criar meios para fomentar a economia criativa local. Agora, com essa mostra, vamos potencializar a comercialização das peças desenvolvidas pelas pessoas que integram o projeto. Além do mês de janeiro ser de férias, a realização no Jangada Clube também é providencial, pois é uma área de intenso fluxo turístico”, ressaltou Maísa.

O evento conta com a participação de quatro curadores do JPA, que são Augusto Moraes, Marielza Targino Rodrigues, Anderson Cambraia e Lúcia França, que destacou a importância para a economia local. “Alguns artesãos do projeto já participaram de feiras nacionais. No entanto, esta é a primeira que vez que teremos a oportunidade de ter esta visibilidade aqui em João Pessoa. É uma projeção importante para o artesanato da Capital, além de possibilitar vendas para outros mercados consumidores”, disse.

A exposição coletiva do projeto João Pessoa Artesã reunirá trabalhos de artistas que manuseiam várias tipologias de matérias primas como barro, madeira, fios, ferro, papel e algodão colorido que são transformadas em obras. A mostra também apresenta biojóias, pinturas e habilidades manuais confeccionadas em técnicas mistas.

JPA – O projeto tem como finalidade resgatar a identidade cultural, fomentar a economia criativa e sustentável, capacitar e incluir socialmente artesãos que vivem em comunidades carentes. A mostra, além de estimular o artesanato com identidade própria, também visa comercializar as peças movimentando cenário econômico local.