PMJP promove atividades para festejar o Dia da Cultura Afro-Brasileira

Por - em 1050

Em comemoração ao Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), promoveu, neste domingo (17), uma programação especial com atividades como oficinas de beleza, dança e percussão durante todo o dia, na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira. O evento reuniu centenas de pessoas e foi promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com o Grupo de Mulheres de Terreiro Iyálidê e Casa de Cultura Axé Omilodé.

A homenageada neste ano foi Francisca da Chagas da Silva, mais conhecida como Mãe Chaguinha de Osun Omigewá, primeira pessoa a reivindicar a criação da data para marcar a importância das manifestações culturais e religiosas de origem africana na Paraíba. Concretizada na Lei 8.776, de 15 de abril de 2009.  Para ela, o evento tem como objetivo a luta contra a desigualdade racial. “Sinto-me realizada, mas sei que a luta contra o preconceito tem que continuar. As pessoas têm que entender que somos de paz, amor e humanidade. Queremos o bem de todos e desconstruir a imagem negativa da religião que existe até hoje.”, declarou Mãe Chaguinha.

A secretária da SEPPM, Socorro Borges, ressaltou a importância da data para a cultura. “A multipluralidade cultural enaltece a cidadania e a preservação de valores de uma sociedade. A Cultura Afro é muito rica, pois faz alusão aos nossos ancestralidades”, declarou.

Para a estudante, Vitória da Silva, 14 anos, o evento ajuda as pessoas a conhecerem a Cultura Afro. “Depois que conhecemos a cultura africana passamos a ser agentes multiplicadores. Muitas crianças conseguem até ensinar os seus próprios pais o verdadeiro significado dessa cultura”, disse.

As atividades contaram também com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Semdh) e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).