PMJP promove atividades pelo Dia de luta contra a Discriminação Racial

Por Hellen Nascimento - em 713

Em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) irá promover várias ações e oficinas nos bairros de Mangabeira e Valentina. A atividade acontece nesta quinta-feira (21) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Segundo o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Roberto Maia, é importante levar para a sociedade uma reflexão nesta data. “É um dia de luta e resistência  para a população negra que ainda sofre o racismo cotidianamente na nossa sociedade. Durante todo o ano realizamos oficinas sobre racismo e intolerância nas escolas municipais de João Pessoa para alunos do oitavo e nono ano. É preciso conscientizar nossos cidadãos contra o preconceito desde cedo, por isso é tão importante esse trabalho nas escolas”, destacou.

As atividades começam às 9h com uma roda de conversa com a equipe da Atenção Básica da Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito Sanitário III, em Mangabeira. No mesmo horário, também será realizada uma qualificação sobre a saúde da população negra e doença falciforme com a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina.

Já no período da tarde, a partir das 13h30, será realizada uma oficina sobre discriminação racial na Escola Municipal Helder Câmara, localizada no Valentina Figueiredo. Após a oficina terá uma apresentação de capoeira do ‘Grupo Afro Negro’ do mestre Zunga.

Origem – O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao“Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960. Neste, 69 pessoas foram mortas durante protesto contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Cerca de 20 mil pessoas protestavam esta lei que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.