PMJP promove curso de Mediação Social de Conflitos no auditório da Estação Cabo Branco

Por Adriana Crisanto - em 1012

Policiais civis, militares, guardas municipais, movimentos sociais e outros agentes do município, ligados a mediação de conflitos, estiveram reunidos durante toda esta sexta-feira (27), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, para a 21º edição do Curso de Mediação Social de Conflitos, promovido pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb-JP).

O diretor do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Rodrigo Barbosa, palestrou pela manhã e comentou que uma das principais facetas da desigualdade racial no Brasil é a forte concentração de homicídios na população negra.

O secretario executivo dos conselhos do Ministério dos Direitos Humanos, Rlick Santos, falou sobre a importância da mediação social de conflito antes que os casos cheguem às instituições judiciais.

Pela manhã, a palestrante Noeme Santos falou sobre o racismo nas instituições, intolerância religiosa e bullying nas escolas públicas e particulares, bem como a prevenção e abordagem por parte do policial ou agente nestes casos. Foi enfatizado também como informar a população das periferias sobre o atendimento a violência contra a mulher negra e combate a xenofobia nas instituições públicas do país. Outra questão discutida na palestra foi quanto às técnicas de abordagem por parte dos policiais.

À tarde, após apresentação cultural do grupo de Xaxado do Serviço Social do Comércio (Sesc), os participantes tiveram a oportunidade, por meio de encenação teatral, vivenciar situações de violência e como realizar a abordagem em cada caso, com técnicas de mobilização e argumentação verbal.