PMJP promove debates, apresentações e ato público em alusão ao ‘Pós-Abolição’

Por - em 429

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial realiza a partir desta terça-feira (14) uma série de atividades alusivas ao ‘Pós-Abolição’ até o dia 31 de maio. Seminário, apresentações culturais, roda de diálogo e ato público integram a programação para discutir as questões relativas à negritude e políticas públicas. Nesta terça, a partir das 9h, será realizado o seminário destinado às pessoas que ocupam função na gestão pública “Novos Paradigmas na Gestão de João Pessoa: Cidadania para LGBT e para a População Negra”, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

Às 15h, também desta terça, será aberta à visitação pública a exposição ‘Quilombos da Paraíba’, com Alberto Banal, no Hall do Paço Municipal, no Centro. A exposição fica acessível para a população até o dia 29 de maio em horário de expediente, das 8h até às 17h.

O objetivo das atividades alusivas ao ‘Pós-abolição’ é de garantir visibilidade para população negra e discutir a negritude a partir de uma interface com as políticas públicas em desenvolvimento na Capital.

No dia 17 de maio serão realizadas duas atividades de cunho político: às 8h, o ato público na Lagoa do Parque Sólon de Lucena em lembrança ao Dia Municipal de Combate à Homofobia, criado a partir da lei municipal de nº 11.735/2009; e uma audiência pública, às 12h, na sede da OAB-PB, no Centro.

As atividades Pós-abolição prosseguem no dia 20 com exibição de vídeos temáticos LGBT a partir das 13h; e de vídeos etnicoracial, às 16h. As exibições serão realizadas no Cine Funjope, localizado na Rua Duque de Caxias, 352, no Centro.

Diálogos – No dia 28 de maio, a Prefeitura de João Pessoa realiza em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uma roda de diálogo “Enegrecendo a Saúde Pública”, que será realizada das 14h às 17h, no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde da SMS.

Cultura Negra – Horas de atividades culturais e artísticas estão programadas para o dia 31 de maio. Das 10h até às 22h a Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial programou o “Kizomba na Praça” que será realizado na Praça Rio Branco (nas imediações da estátua de Jackson de Pandeiro) com apresentações de hip hop, capoeira, maculelê, oficinas de penteado afro, dança, cortejo e show com artistas e grupos locais.

Audiência – A programação será encerrada no dia 13 de junho com a participação em uma Audiência Pública na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) a partir das 15h para discutir Polícias Públicas de Reparação para a Igualdade Racial.

O ‘Pós-Abolição’ conta com o apoio do Movimento LGBT de João Pessoa, Ceneq, AACADE, Bamidelê, Foppir, Ateliê Nai Gomes, ASPPAH, Movimento Negro Organizado e a Área Técnica da Saúde da População Negra-CTA/COAS/DST/AIDS.