PMJP promove encontro e divulga demandas do Orçamento Participativo Criança e Adolescente

Por - em 550

opca_escolamunicipaljoãoXXIII_fotogilbertofirmino (195)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove, nesta sexta-feira (13), o Encontro Municipal de Conselheiros do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA), que marca o encerramento das atividades do programa em 2013. O evento, que contará com a participação do prefeito Luciano Cartaxo, acontece no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a partir das 9h.

Em seu primeiro ano de existência, o OPCA contemplou mais de 4,6 mil alunos de 16 escolas da Rede Municipal de Ensino. Durante o encontro desta sexta, a população poderá conhecer as 64 demandas eleitas pelos estudantes, sendo 48 para as escolas beneficiadas pelo programa e 16 para os bairros ou comunidades que abrigam os educandários. Além disso, serão entregues certificados para os 820 conselheiros escolhidos entre os próprios alunos, durante as atividades do OPCA este ano.

De acordo com o secretário Hildevânio Macedo, o Orçamento Participativo Criança e Adolescente tem o objetivo de despertar nos estudantes a autonomia, estimulando a participação cidadã, o protagonismo e a melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar, através da implantação de ações que foram votadas pelas crianças e adolescentes, além de propor mudanças estruturantes na comunidade em que a escola está inserida.

“Realizaremos o Encontro dos Conselheiros do Orçamento Participativo Criança e Adolescente com o objetivo de proporcionar uma grande confraternização entre os envolvidos no programa. Para isso, vamos reunir alunos que participaram do processo formativo, os conselheiros eleitos, 48 gestores e servidores das escolas participantes e 22 servidores do OP e da Sedec que atuaram, este ano, no OPCA. Também teremos algumas surpresas no evento”, adiantou Hildevânio.

Programação cultural – O evento também contará com as apresentações da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leônidas Santiago, da Companhia Lua Crescente, por meio do espetáculo “Lunáticos Acrobatas” e dos educadores do OPCA, que cantarão o “Rap do OPCA”.

Sobre o OPCA – O Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA) é um programa pioneiro na cidade de João Pessoa. Ele foi lançado este ano pela PMJP. Em cada uma das escolas contempladas, o processo de formação teve a duração média de três dias, que se dividiram em dois momentos distintos.

O primeiro foi à formação dos estudantes por turma, explicando a importância do OP e das ferramentas orçamentárias da gestão municipal – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA). Em seguida, os discentes elegeram de quatro a seis conselheiros por turma e quatro prioridades, sendo três para a escola e uma para a comunidade local. Estas demandas serão executadas nos próximos exercícios.

Confira a programação completa:

8h30 – Chegada dos membros das escolas municipais;

9h – Apresentação da Banda Marcial da Escola Leônidas Santiago;

9h30 – Apresentação espetáculo “Lunáticos Acrobatas” – Companhia Lua Crescente;

10h – Formação da mesa com o prefeito Luciano Cartaxo, a primeira-dama Maísa Cartaxo, secretários municipais e representantes dos gestores das escolas, representantes dos conselheiros do OPCA e entrega dos certificados para os conselheiros eleitos.

11h – Apresentação do ‘Rap do OPCA’.