PMJP realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania GLBT e Igualdade Racial abriu, na noite desta sexta-feira (19), a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante a abertura, o prefeito Luciano Cartaxo foi representado pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges.
“Este é um momento histórico para nossa cidade. Precisamos enfrentar os desafios de construirmos políticas públicas que combatam o racismo. A Prefeitura de João Pessoa e o prefeito Luciano Cartaxo estão empenhados e compromissados em promover políticas públicas que efetivem os direitos da população negra”, destacou a secretária Socorro Borges.
Durante a abertura da Conferência, a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Silvana Veríssimo, destacou o passo importante que a cidade de João Pessoa dá quando realiza uma Conferência que visa a elaboração de políticas públicas elaboradas por meio de diálogos intragovernamentais com objetivo de desenvolver o princípio da igualdade. “Estou feliz por ver esse auditório cheio. Isso mostra que a cidade está empenhada em desenvolver mudanças. A luta contra o racismo é de todos e não apenas de nós negros. Por isso, temos que debater aqui políticas de efetivação da igualdade de oportunidade e o combate a discriminação”, disse.
Para a coordenadora de Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, a realização da Conferência em João Pessoa reafirma o compromisso do governo com a elaboração de políticas públicas e com mudanças de referenciais na produção de ações comprometidas com a igualdade racial. “Somos todos capazes de conquistarmos qualquer coisa quando lutamos juntos. Acreditamos que essa Conferência vai proporcionar mudanças nesse município, nesse estado e nesse país”, afirmou.
A abertura da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial contou com a participação dos secretários municipais Geraldo Amorim, da Segurança Urbana e Cidadania; de Éder Dantas, da Transparência; de Hildevânio Macedo, do Orçamento Participativo; de Antônio Jácome, da Ouvidoria Municipal, e de outros colaboradores do governo Luciano Cartaxo.
Também estiveram presentes o deputado estadual João Gonçalves, o representante do Conselho Estadual de Promoção à Igualdade Racial, Dalmo de Oliveira; a representante da sociedade Civil e Comunidades Tradicionais de Matizes Africanas, Mãe Lúcia de Omidayn; o professor de e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Indígenas, Antônio Novais; e a representante da Juventude Negra na cidade, Priscila Estevam.
Apresentação Cultural – Antes da abertura da Conferência, o grupo de capoeira Angola Palmares se apresentou para a plateia presente. Depois dos discursos das autoridades foi a vez das mulheres do grupo Raízes da Jurema mostrarem seu encanto.
Mesa Temática – Os trabalhos da Conferência foram iniciados ainda na noite desta sexta com a instalação de duas Mesas Temáticas. A primeira teve como tema: “Democracia e Desenvolvimento sem racismo Por Uma João Pessoa Afirmativa” comandada por Silvana Veríssimo. A segunda teve como tema: “Políticas Públicas afirmativas e reparatórias para enfrentar o racismo” que teve como palestrante a professora doutora Ivonildes Fonsceca.
Programação – Os trabalhos da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial continuam neste sábado durante todo o dia. Confira a programação abaixo:
8h às 9h – Credenciamento;
9h – Abertura e leitura do Regulamento;
10h – Mesa de informes e Eixos Temáticos;
Eixo I: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;
Eixo II: Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios;
Eixo III: Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de promoção da igualdade racial;
Eixo IV: Participação política e controle social: Igualdade Racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de promoção igualdade racial;
12h30 – Almoço;
14h30 – Plenária Final (apresentação/discussão das propostas aprovadas nos Eixos Temáticos, leitura das moções);
16h – Eleição de delegadas (os) para a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial;
17h – Proclamação e homologação das (os) delegadas (os) eleitos nos segmentos e encerramento.