PMJP realiza Fórum para discutir estratégias de combate à violência

Por - em 490

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), realiza, a partir desta sexta-feira (17), às 19h, o I Fórum de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa. O evento acontece até o sábado (18), no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa. Durante o Fórum, serão debatidas estratégias para a adoção de políticas públicas de prevenção à violência, que culminarão com a elaboração plano municipal de segurança urbana. O evento contará com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do prefeito Luciano Cartaxo.

O Fórum é aberto a profissionais e toda a sociedade civil interessada em debater a cultura de paz, promoção da cidadania e prevenção à violência. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão comparecer ao local do evento a partir das 18h para o credenciamento. A solenidade de abertura está prevista para as 19h.

De acordo com o secretário da Semusb, Geraldo Amorim, o seminário é importante para que a população possa expressar as principais necessidades em relação à questão de segurança pública. “Nós vamos elaborar o plano municipal de segurança urbana, mas para isto precisamos ouvir a sociedade. Por isso, vamos abrir esse fórum para dar voz à sociedade”, disse.

Um dos objetivos do evento é reunir o maior número de sugestões da sociedade civil para a elaboração do plano municipal de segurança urbana. O plano será elaborado após discussões com sociedade civil organizada e Associações Não Governamental (ONGs). Após a realização do fórum, diversas secretarias da PMJP também serão convidadas a participar da elaboração do plano municipal de segurança urbana.

Programação – Logo após a abertura do Fórum, às 20h haverá a conferência ‘O papel do município na segurança pública’. No segundo e último dia de evento será a vez da realização de diversos grupos de trabalho, cujas temáticas envolvem a questão de segurança pública. Na parte da manhã, a partir das 8h – as atividade se estendem até o meio-dia, serão realizados quatro grupos de trabalho: Educação pela paz nas escolas, políticas públicas sobre drogas, inclusão social e promoção da cidadania e guarda municipal como agente de segurança e promotor da cidadania.

A partir das 13h30 terão início as atividades da tarde, que fecham o fórum. Serão mais quatro grupos de trabalho cujas temáticas serão: mediação de conflito nas comunidades, participação da comunidade na prevenção de drogas, integração das políticas públicas no cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e conselhos de segurança e bases comunitárias.

Ao final da realização de todos os grupos de trabalho, a Semusb irá realizar uma plenária para mostrar as diretrizes que serão adotadas na elaboração do plano municipal de segurança urbana.