PMJP realiza II Encontro Pedagógico para Educadores das Estações Digitais

Por - em 495

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), realiza nesta quinta-feira (5), no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), o II Encontro Pedagógico para Educadores das Estações Digitais. O objetivo do encontro é capacitar e intensificar a responsabilidade e o compromisso dos educadores em seus espaços de atuação. Essa edição irá contar com a participação do promotor de justiça, Alley Escorel, que irá falar sobre uso da internet nos espaços públicos.

A prática de capacitação permanente vem sendo executada desde o início do ano, tanto para educadores sócio-digitais, como para coordenação pedagógica e para o suporte técnico. “A permanente capacitação de nossos profissionais faz parte de uma política de trabalho que visa sempre avaliar, debater e implantar novos métodos e conteúdos, com o foco principal de melhorar os serviços oferecidos à população”, ressaltou a Secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio.

Na próxima semana, período de 9 a 20 de setembro, os educadores iniciam o processo de formação continuada.

Durante o II Encontro Pedagógico para Educadores, o promotor da Infância e Juventude, Alley Borges Escorel, irá falar sobre a Lei Estadual nº 8.134, que dispõe sobre os estabelecimentos que possuem internet aos seus usuários (a exemplo de lan houses e cibercafés). Apesar do dispositivo se referir apenas aos espaços comerciais, o promotor irá orientar como as Estações Digitais (que são instrumentos públicos) devem se adequar a Lei.

Software Livre – A Secretaria de Ciência e Tecnologia adotou, em janeiro deste ano, o uso e o ensino de software livre nas Estações Digitais do município. Essa nova política, além de obedecer aos preceitos estabelecidos pelo Governo Federal, reflete o entendimento que a tecnologia, como política pública, deve ser usada para incluir e compartilhar conhecimento.

“Estamos visando melhorar nossa atuação junto à população nos diversos cursos oferecidos nas Estações Digitais, Casa Brasil e Centro Vocacional Tecnológico (CVT). As pautas dessa reunião vão de técnicas de ensino e aprendizagem usando softwares livres à criação de comitês gestores participativos nas Estações”, enfatizou o diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira.

Estações Digitais – O Projeto das Estações Digitais, denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, é uma iniciativa do município, por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.

A cidade de João Pessoa possui hoje 38 Estações Digitais, equipadas com 11 computadores conectados à internet, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.