PMJP realiza levantamento para restauração dos monumentos culturais

Por - em 775

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac), está fazendo o levantamento para a restauração dos monumentos culturais da Capital danificados pela ação do tempo ou por vandalismo.

De acordo com o coordenador da Copac, Fernando Milanez Neto, em um prazo de 30 dias será iniciado a restauração das principais esculturas e prédios históricos da Capital. “As estátuas danificadas e os prédios do Centro Histórico, que foram pichados, serão restaurados”, garantiu.

Ele ressaltou ainda a importância da conscientização da população para a preservação de tais monumentos. “A história da nossa cidade e crenças da população estão simbolizadas através das estátuas e prédios antigos. Por esse motivo, é muito importante que as pessoas tenham consciência e ajudem a fiscalizar atos de vandalismos, pois é um bem da população”, ressaltou.

Fernando Milanez completou ainda lembrando que vandalismo é crime previsto no Código Penal, Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940, Artigo 163, e prevê pena-detenção, de seis meses a três anos, ou multa. O ato de vandalismo é uma ação de hostilidade, violência, pichações, destruições, contra patrimônios públicos, históricos e privados.

Prioridade – Entre as ações previstas para acontecer de imediato está a da estátua de Iemanjá, que teve sua estrutura danificada recentemente.