PMJP realiza seminário sobre consciência negra nesta sexta
O Seminário Consciência Negra Racismo e Ações Afirmativas será realizado nesta sexta-feira (20) pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O evento, que marca as comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, começa às 8h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A coordenação é da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular, através da Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana.
Durante todo o mês de novembro, uma série de atividades que integram o Mês da Consciência Negra está sendo desenvolvida pela PMJP, em parceria com o Movimento Negro Organizado da Paraíba, Bamidelê, Grupo de Mulheres de Terreiro Iyálode, Centro Cultural Capoeira Guardiães de Angola, Rede de Mulheres em Articulação na Paraíba e Rede Comunidades Tradicionais Mulheres de Terreiros.
Entre as atividades programadas estão oficinas temáticas sobre Identidade e Cultura Negra e Afrobrasileira, que acontecem nos 11 Centros de Referência de Cidadania da PMJP e na Comunidade Quilombola Paratibe; seminários, grupos de discussão e atividades culturais levantando reflexões em torno da cultura material e imaterial da população negra brasileira e paraibana.
Participam do seminário Consciência Negra Racismo e Ações Afirmativas o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Valdecir Chagas; a integrante do Movimento Negro de Belo Horizonte, Benilda Brito; o americano Licien Macky; a coordenação do movimento Bamidelê e representantes da Organização de Mulheres Negras da Paraíba. O evento é gratuito e quem tiver interesse pode participar.
Programação do Seminário
Ritual de abertura Viva Zumbi!
Mesa de abertura
Campanha de Promoção da Identidade Negra na Paraíba (Bamidelê)
Mesa temática: Racismo, desigualdades raciais e ações afirmativas
Almoço
Grupos de Discussão: saúde, educação, juventude, cultura e religiosidade e trabalho
Mesa temática: Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR, Sedes e UFPB coord. DIPOP)
Encerramento cultural.