PMJP recupera acervo fotográfico que registra hábitos e moda da Capital nos séculos XIX e XX

Por - em 600

Mônica Melo

 

A historiadora Helena Pignatari sentenciou: “Um povo sem história é um povo sem memória”. E é para preservar a história e a memória da cidade de João Pessoa que a gestão municipal tem se empenhado no resgate não só da arquitetura da cidade, mas também na reunião, catalogação e recuperação de acervo fotográfico.

De acordo com o diretor da Casa da Pólvora, Sidney Azevedo, mais de 300 fotos antigas da cidade foram localizadas recentemente e cerca de cem delas já estão com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP) para recuperação. “São fotografias do século XIX e XX que estavam perdidas, achamos os originais em placas de vidro que agora estão sendo recuperadas”, comemora.

Azevedo conta que localizar esse material custou uma investigação de vários meses, através de consultas e pistas dadas por funcionários mais antigos da Prefeitura. “Essas fotos, que por pouco não se perderam, são uma riqueza nacional. Poucas cidades têm um material tão rico. Essas imagens retratam veículos, vestuário, arquitetura e prédios que não existem mais. É um acervo totalmente diferente do que já existe no Casarão 34, por exemplo”.

Após a recuperação das chapas fotográficas, que foram localizadas em um depósito no Paço Municipal, as imagens serão impressas e ampliadas antes de serem conhecidas pelo público.