PMJP restaura monumento histórico no Centro de JP
Um dos mais belos monumentos da Capital paraibana, O Altar da Praça, instalado na Praça presidente João Pessoa desde setembro de 1933, está sendo restaurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac-JP). O trabalho de restauração, de acordo com a restauradora Piedade Farias, era urgente, uma vez que havia o risco de desabamento de partes do conjunto escultórico, que fica numa área bastante movimentada e com grande fluxo de turistas.
O conjunto escultórico, tombado pelo Patrimônio Histórico, foi encomendado na época pelo interventor Antenor Navarro, numa homenagem ao ex-presidente João Pessoa. Uma inspeção realizada recentemente por técnicos da Copac-JP verificou a existência de vários danos no monumento, alguns provocados pela ação do tempo e outros por vandalismo. A PMJP conta também com o apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).
Pichações, cola de cartazes, presença de fungos, empenamento de algumas peças provocado por roubo de parafusos, infiltração de água em função da perda de rejunte e fezes e urina estavam entre os danos verificados no monumento, segundo informou Piedade Farias, responsável técnica do serviço de restauração juntamente com o arquiteto Sóter Carreiro. Uma árvore que nasceu entre os blocos de granito fez com que um deles oferecesse risco à população, uma vez que poderia desabar. Já a ação de vândalos deslocou uma das esculturas, que também oferecia risco à população diante da possibilidade de desabamento.
Além da retirada da árvore, a restauração, iniciada na última quinta-feira (15) e que será concluída nesta sexta-feira (23), inclui a colocação de herbicida para evitar a eclosão de novas vegetações, limpeza dos monumentos com jateamento de água, solvente e bisturi, nas áreas mais resistentes, desempenamento e soldagem das partes em bronze. Também serão complementadas áreas que apresentam perdas, a exemplo das palavras Négo e Ação, cujos acentos, em bronze, sumiram.
Simbolismo – A Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes, reúne em seu entorno o Palácio do Governo, o Tribunal de Justiça e a Assembléia Legislativa do Estado. É em seu centro que está o monumento O Altar da Pátria, um conjunto escultórico formado por cinco esculturas em estilo art-déco, de autoria do escultor Humberto Cozzo. O monumento é composto de grupos estatuários alegóricos, simétricos e em escala monumental, feitos em bronze e assentados sobre base retangular de granito com dimensões de 10x 14 metros, totalizando uma altura de 10 metros.
Em frente ao Palácio do Governo localiza-se a figura do ex-presidente João Pessoa. Na face leste situa-se uma figura alegórica empunhando a bandeira da Paraíba e com o braço direito distendido em sinal de protesto. As duas esculturas medem cerca de 2,20 metros de altura. Já com vistas para o sul, três figuras, com maiores dimensões, simbolizam a ação. Para representá-la, uma figura alada, um gênio, guia três indivíduos de características másculas que sustentam uma bigorna e representam o trabalho e a atividade. No lado norte, dois combatentes, também conduzidos por uma figura alegórica, simbolizam o civismo.
A intenção do conjunto é de que os três grupos em torno da coluna de granito simbolizem a coragem, o civismo e a altivez do presidente em sua perpetuação escultórica para a memória e história da Paraíba.