Poesia de Castro Alves é debatida no Augusto das Letras
A obra do poeta Castro Alves foi o destaque do projeto Augusto das Letras, na manhã desta quinta-feira (26), na Academia Paraibana de Letras. A ‘provocação’ feita pelo palestrante e professor doutor em Literatura Brasileira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hildeberto Barbosa Filho, sobre a obra do poeta abolicionista foi a de que era preciso compreender a obra de Castro Alves dentro do contexto social e econômico. A mediação foi feita pela escritora Valéria Resende.
Hildeberto Barbosa Filho destacou que para se ter uma leitura mais completa e racionalizada sobre a importância do poeta Castro Alves era preciso ir além da obra e contextualizá-la diante dos fatos e fenômenos existentes na época de sua produção. “Poesias como ‘Navio Negreiro’ reportam à realidade e a opressão que é intrínseca há determinado modelo econômico, mas a conversão desse assunto tem o poder de gerar prazeres estéticos. Na obra de Castro Alves há antíteses, hipérboles casadas a um tipo de mensagem mais libertária. Não só ligada ao passado”, frisou.
Além de professor da UFPB, Hildeberto Barbosa Filho é crítico literário e escritor. O palestrante destacou a importância do projeto Augusto das Letras e seu recorte em discutir diversos autores. “O espaço literário está criado com esse projeto Augusto das Letras para discutir autores importantes, porque a obra de um escritor só morre quando ela deixa de ser lida e discutida pelas gerações”, frisou.
Projeto – Na edição 2013, o Augusto das Letras tem como tema ‘Oito Poetas de Sempre: Os Oito Poetas de Sempre: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes’.
O projeto foi iniciado no dia 23 e prossegue até este sábado (28). No encerramento haverá, a partir das 8h, no Casarão 34, a Oficina de Literatura Infantil e Juvenil ministrada por Léo Barbosa. As 15h, na Academia Paraibana de Letras, ocorrerá a palestra-debate com o tema ‘Vinícius de Moraes’, proferida pelo coordenador do Augusto das Letras, o jornalista e escritor Carlos Aranha. O encerramento ocorrer a partir das 19h, com o diálogo do ator Lima Duarte sobre os filmes em que interpretou personagens literários no cinema e o show ‘Eu e Outras Músicas’ de Gustavo Magno, com participação da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa. A apresentação ocorrerá na Usina Cultural da Energisa.
Programação
Dia 27, sexta-feira – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira
10h – Palestra-debate com Gonzaga Rodrigues (João Pessoa), jornalista e um dos principais cronistas da Paraíba
Tema: Jomar Moraes Souto e o “Itinerário Lírico”
Mediadores:
Wills Leal (PB), professor, escritor e jornalista;
André Ricardo Aguiar (PB), poeta, membro do Clube do Conto de João Pessoa e autor de diversos livros.
15h – Palestra-debate com Ronaldo Cagiano (SP), escritor, ensaísta e crítico.
Tema: Mário Quintana
Mediadores:
Lau Siqueira (PB), poeta gaúcho radicado na Paraíba, autor de livros e militante cultural na difusão da leitura e poesia;
Leo Barbosa (PB), escritor, poeta e professor de Gramática e Literatura.
17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes
Dia 28 – sábado – Casarão 34
8h às 12h – Oficina de Literatura Infanto-Juvenil, ministrada por Leo Barbosa
15h – Academia Paraibana de Letras
Palestra-debate com Carlos Aranha (PB), jornalista, poeta e um dos principais cronistas da Paraíba
Tema: Vinícius de Moraes
Mediador:
Chico Pereira (João Pessoa), escritor paraibano.
17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes
19h30 – Encerramento – Usina Cultural da Energisa
Apresentação do ator Lima Duarte (Rio de Janeiro), com mediação de Amilton Pinheiro (São Paulo), jornalista, redator e autor de resenhas.
Show “Eu E Outras Músicas”, com adaptações de Gustavo Magno de poemas de Augusto dos Anjos e participação da Orquestra de Câmara do Município, com regência de Carlos Anísio.
Coquetel