Poeta popular Marcelo Soares é o palestrante convidado da Roda de Leitura

Por - em 1034

O projeto Roda de Leitura da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, apresenta nesta quarta-feira (18), às 9h30, palestra com o poeta popular e cordelista Marcelo Soares, que será também o homenageado do Varal Poético, às 19h, no primeiro pavimento da Torre Mirante. A entrada é aberta ao público e contará com a presença de uma escola convidada.

No projeto desta quarta-feira, Marcelo Soares vai trabalhar com a temática ‘Cordel’, bem como suas rimas, glosas poéticas e tudo que envolve a literatura de cordel.

A literatura de cordel, também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas.

Marcelo Soares – O poeta popular e cordelista é natural de Olinda (PE), mas veio morar, há menos de um ano, em João Pessoa, depois que os dois filhos passaram no vestibular para Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aprendeu a técnica da gravura com seu pai José Soares, cordelista conhecido como “O Poeta Repórter”. Expandiu suas atividades, incursionando pelo desenho e pintura, criando capas e ilustrações para livros, discos, cartazes de filmes, shows, teatro e outros. É autor de 100 títulos de cordéis, participou de mais de 40 exposições de xilogravura individuais e coletivas, possui quatro CDs independentes com músicas de forró.

Ilustrou obras de dezenas de poetas populares, tendo também trabalhado para editoras como Brasiliense, ltatiaia, Prelo, Paulinas, Contexto e Global e para jornais como O Globo, Jornal do Brasil, O Pasquim, Jornal do Comercio, Diário de Pernambuco.

No Rio de Janeiro, fez curso de xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1984), ensinou na Escolinha de Arte do Brasil (1984-1985) e trabalhou no ateliê de Augusto Rodrigues (1987-1991). Retornando a Pernambuco, Marcelo tornou-se Diretor de Cultura do Município de Timbaúba (1992-1996), fundou a Folheteria Cordel (1997), trabalhou com Ariano Suassuna (1994-1998), ministrou oficinas de gravura, no Brasil e nas cidades de Marseille, Toulon, Poitiers e Paris, em 2005, durante as comemorações do Ano do Brasil na França, e na Universidade do Porto, em Portugal, em 2007. Em 2008, tornou-se Artista Visitante na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2009 viajou aos EUA para participar da Folk Art International Market em Santa Fé, New México.

Roda de Leitura – É um projeto que tem o objetivo de levar a leitura e conhecimento ao maior número de pessoas. Ação é inserida no Programa Estação Poética que visa o incentivo e orientação à leitura no sentido de apoiar escolas e proporcionar à comunidade paraibana práticas sociais de construção do conhecimento.

Serviço:

Roda de leitura

Atração: Marcelo Soares

Quarta-feira (18)

Hora: 19h

Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante – Altiplano

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

Contato para imprensa

Contato do poeta: Marcelo Soares

Fone: (81) 9122.1463 – 9862.1338 – 9355.2872

Email: marceloalvsoares@gmail.com

Jonathan Vieira – chefe da Gestão Educacional da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Contatos: (83) 3214-8303; Ramal 217 – (83) 8805-1058 / 8114-9729