Políticas públicas para as mulheres implementadas pela gestão municipal estão sendo avaliadas

Por - em 816

Eliane CristinaConferênciadaMulher_foto_gilbertofirmino 201

Avaliar as políticas públicas para as mulheres implantadas pela gestão municipal. Este é o objetivo maior da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa que começou nesta quarta-feira (9) e vai até esta quinta-feira (10), no auditório do Unipê, na Capital. A conferência foi aberta pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. O tema do evento é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Participam da Conferência 200 delegadas, além de convidadas e ouvintes. Todas são representantes das entidades, movimentos civis e órgãos que atuam na elaboração e execução de políticas públicas para as mulheres, além de ações em defesa dos direitos das mulheres. Durante a solenidade de abertura, houve apresentação das crianças do Crei Júlia Ramos, do bairro da Torre.

Em seu discurso, a ministra ressaltou a importância da 1ª Conferência Municipal no processo de construção de diálogos com as representantes da sociedade civil e movimento de mulheres no município. “É uma honra está aqui abrindo a 1ª Conferência Municipal de Mulheres e poder avaliar o que está sendo feito para as mulheres pessoensses. Acredito que o município de João Pessoa está à frente de muitos outros no avanço das políticas públicas e defesa dos direitos das mulheres”, afirmou.

Para a secretária Giucélia Figueiredo, titular da SEPPM, a Conferência é o momento para avaliar e aprimorar os avanços das políticas públicas que são executadas no município de João Pessoa. “É um momento estratégico onde a gestão municipal junto com a sociedade civil organizadas, através dos movimentos e organizações de mulheres, dialoga sobre essas políticas. Nós vamos diagnosticar todas as ações que são implementadas pela gestão municipal no sentido de aprimorar e avançar, buscando sempre a construção de uma cidade sustentável onde homens e mulheres tenham direitos e oportunidade iguais”, disse.

Participaram da solenidade de abertura da 1ª Conferência Municipal de Mulheres a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; a professora doutora Vilma Mendonça, representante da UFPB; Iani Barros, pró-reitora do Unipê; Joana Darc da Silva, representante do Movimento Feminista da Paraíba; Maria Daguia Lima, presidente do Conselho Municipal dos direitos das Mulheres; Rogério Lucas de Oliveira, promotor de defesa da mulher da comarca de João Pessoa.

Programação – No período da tarde, a programação seguiu com as delegadas dividas em grupos de trabalho que debaterão sobre os temas propostos. O Eixo I da Conferência dispõe sobre a contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios.ConferênciadaMulher_foto_gilbertofirmino 085

O Eixo II trata das estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios. No Eixo III será discutido o sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Por fim, o Eixo IV dispõe sobre o Sistema Nacional de Política para as Mulheres: subsídios e recomendações.

Nesta quinta-feira (10), as atividades continuam com a apresentação e votação das propostas dos Grupos de Trabalho e eleição das delegadas para a participação das conferências Estadual e Nacional de Mulheres.