Políticas Públicas voltadas para a população LGTB são referência para outros municípios da Paraíba

Por Nayanne Nóbrega - em 1082

A Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebeu a visita de ativistas do movimento de travestis e transexuais de Campina Grande, no Agreste paraibano, e do representante da Prefeitura de Campina Grande, Mário Fernandes, que assessora as políticas LGBTs no município. O encontro, que ocorreu  na última terça-feira (4), teve como objetivo a apresentação das políticas públicas da Prefeitura de João Pessoa voltadas para população LGBT, como o Centro de Cidadania LGBT e o Programa Transcidadania.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, ressaltou a importância do encontro. “Esse diálogo é fundamental para que outros municípios possam investir em cidadania para população LGBT. Esses ativistas ficaram tão empolgados com a troca de experiência que o próximo passo será apresentarmos aos gestores municipais de Campina Grande como funciona o Programa Transcidadania de João Pessoa, que tem inserido a população das travestis e transexuais no mercado de trabalho”, contou.

Para Roberto Maia o debate sobre as políticas públicas voltadas para essa população é fundamental. “Infelizmente essas pessoas ainda sofrem com a vulnerabilidade. Em João Pessoa, porém, temos conseguido avançar e conquistar melhoria de vida para essa população. Nosso modelo de gestão tem se tornado exemplo para outros municípios”, ressaltou.

Ainda sobre o encontro, Maia completou informando que disponibilizou a assessoria jurídica do Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa para tirar as dúvidas das travestis e transexuais de Campina Grande. “Muitas ainda não sabem como podem fazer para realizar o processo de retificação de nomes e outras questões jurídicas do cotidiano. E estamos aqui para ajudá-las no que for preciso”, concluiu.