População da 10ª região orçamentária elege habitação como prioridade

Por - em 364

A construção de habitações populares foi à demanda eleita como prioritária pela 10ª região orçamentária. A escolha foi feita na noite desta quarta-feira (17), durante plenária realizada no Ginásio do Guarany, no bairro do Róger. O encontro contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, que pôde ouvir as necessidades da população e discutir soluções ao lado dos secretários da administração municipal.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância das audiências para que a administração se aprofunde ainda mais nas necessidades da população. De acordo com ele, algumas demandas eleitas podem ser executadas antes mesmo da execução do Orçamento. “Temos o exemplo da Praça José Honório, no Treze de Maio, cuja revitalização foi eleita prioridade para o orçamento 2013 e nós já atendemos. Além das moradias do Riachinho, que serão entregues em breve”, destacou.

Na 10ª região, as demais prioridades eleitas para o Orçamento 2014 priorizaram os setores de saúde. No primeiro caso foram mais votadas: a humanização do serviço de saúde, a reforma das Unidades de Saúde da Família (USF) I e II, no Róger, e a construção de mais uma USF no mesmo bairro, além da ampliação do número de médicos.

Outras demandas selecionadas foram: a pavimentação da Rua Severino José do Nascimento, na Comunidade do “S” e outros benefícios para o bairro do Róger, como a construção de moradias, de uma praça, de um Centro de Cultura e a reforma da Escola M. João Coutinho.

Apesar da concentração de prioridades eleitas para o bairro do Róger, depois de apurados os 350 votos, o prefeito Luciano Cartaxo garantiu que as demandas dos outros bairros e comunidades serão atendidas. “Vamos garantir o Centro de Referência em Educação Infantil e o campo de futebol do Treze de Maio, além das demandas de saúde no Tambiá”, garantiu.

A plenária contou com a participação dos vereadores Fernando Milanez e João dos Santos, além do presidente do Guarany Esporte Clube, Ricardo Santos. A 10ª região orçamentária é formada pelos bairros do Tambiá, Roger e Treze de Maio, além das comunidades do “S”, Asa Branca, Filipeia, Vila Japonesa, Riachinho, Terra do Nunca e Buraco da Gia.

Participação – Algumas das maiores reivindicações diziam respeito à Comunidade do “S”. Uma delas foi à de Elizabete Alves, por melhores moradias. “Precisamos de condições melhores. Tenho quatro filhos e vivemos em uma situação precária”, declarou.

A área da cultura também foi lembrada. A professora de capoeira Malu Farias falou pela causa. “Possuo um grupo que garante a cidadania de crianças e adolescentes há 15 anos e preciso de apoio, pois nunca tive nenhum. Pedimos a construção de um Centro Cultural no Roger para que possamos desenvolver o nosso projeto”, afirmou.

Acompanhado de seus colegas, o adolescente Mateus Felipe, de 14 anos, pediu mais espaços de esporte e lazer. “Nós precisamos de um lugar de convivência, brincadeiras e desenvolvimento. Só quem participa de projetos especiais como nós, que somos da Casa Pequeno Davi, possuímos oportunidades de ter acesso à cultura e ao lazer”, destacou.

OP Digital – De forma paralela ao Ciclo do Orçamento Participativo, a Prefeitura irá implantar o projeto OP Digital, que este ano possibilitará que a população escolha três demandas pela internet (além das 10 demandas escolhidas nas audiências regionais) através do OP digital.

Ciclo do OP – é formado por um conjunto de sete etapas para discutir propostas de polícias públicas a serem inseridas nas peças orçamentárias do ano seguinte ao exercício em que ele se realiza. Neste ano, o Ciclo será composto por sete etapas:

1ª etapa: Audiências Regionais (de 25 de março a 25 de abril)

2ª Etapa: Assembleias Regionais (02 de maio a 05 de junho)

3ª Etapa: Assembleia Geral do Orçamento (15 de junho)

4ª Etapa: Fóruns Temáticos (junho e julho):

5ª Etapa: Congresso Municipal do Orçamento (julho e agosto)

6ª Etapa: Caravana de Prioridades (agosto)

7ª Etapa: Planejamento Participativo (agosto)