População escolhe políticas públicas para a Capital através do OP Online

Por - em 443

op_online_integracao_foto_rafaelqueiroz_ (5)A população tem aproveitado os pontos de votação itinerantes do programa “OP Online”, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para a escolha de políticas públicas para a cidade. Nas últimas segunda (23) e terça-feira (24), por exemplo, várias pessoas apresentaram as demandas, em estandes instalados no Parque Solon de Lucena, no Centro; no Terminal de Integração, no bairro do Varadouro, e nas Cinco Bocas, em Mandacaru.

“A população tem entendido a convocação da Prefeitura de João Pessoa e apresentado as suas políticas e demandas prioritárias para os respectivos bairros e comunidades da cidade. O ‘OP Online’, é uma ferramenta virtual criada pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo para favorecer, ainda mais, o acesso das pessoas à gestão pública”, explicou o secretário Executivo do OP, Hildevânio Macedo.

A aposentada Josete de Oliveira Lima foi uma das pessoas que conheceram o “OP Online”, nos pontos de votação. Moradora do Colinas do Sul II, ela solicitou a implantação de uma quadra de esportes na comunidade, votando na política da Juventude, Esporte e Lazer. “Acredito muito no instrumento do Orçamento Participativo. Foi através dele que conseguimos, já nesta atual gestão, um posto de saúde, uma creche (ambos em construção) e uma Escola Municipal (programada para o ano de 2014)”, comentou.

“A população precisa se mobilizar mais e votar nos pleitos que desejam, pois, os gestores estão atentos aos pedidos das pessoas. Se cada um cobrar e fizer a sua parte, com certeza, as nossas demandas serão aceitas”, complementou a aposentada.

O encarregado de obras, Edival Gomes Soares, também aproveitou para votar a implantação da política pública de Mobilidade Urbana, no bairro de Cruz das Armas, onde reside. “Já participei de plenárias do Orçamento Participativo, mas essa versão pela internet é um ponto a mais para que a população possa cobrar mais investimentos, sobretudo, na questão do trânsito, caótico em algumas regiões”, disse.

A consultora de vendas, Lidiane Devilart, também se cadastrou no “OP Online”. Ela escolheu a política de Educação com uma das prioridades para o tradicional bairro do Róger. “Lá sentimos muita falta de melhores equipamentos na área. Esta ferramenta é importante, pois, possibilita acesso também às pessoas que não conseguiram participar das audiências no primeiro semestre a escolherem as demandas para o seu bairro”, frisou.

Votação aberta – O ciclo de votação de políticas públicas para a cidade de João Pessoa, através do “OP Online”, continua aberto até as 23h59 do próximo domingo (29). Para acessar, basta digitar o endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/oponline, em seu browser ou clicar no banner localizado na parte superior do site da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br), se cadastrar e escolher a região que deseja beneficiar com uma política específica, a exemplo da saúde, educação, infraestrutura e habitação, entre outras. No espaço para os comentários do voto, o internauta ainda poderá delimitar a ação ou obra que deseja dentro da área escolhida.

As demandas eleitas pela população serão apresentadas no dia 30. Após isso, elas serão encaminhadas às secretarias e órgãos correspondentes da PMJP para execução no exercício de 2014.

Pontos de votação itinerantes – Nesta quarta-feira (25), a PMJP vai disponibilizar espaços itinerantes de votação nas feiras públicas dos bairros de Jaguaribe e Oitizeiro. No local, equipes formadas por funcionários e articuladores do OP estarão à disposição para orientar a população sobre como escolher as demandas pelo “OP Online”. A ação ocorrerá no horário das 9h às 17h.

Confira os demais locais onde serão instalados pontos de votação:

 DATA

LOCAIS

25/09

Feiras de Jaguaribe e de Oitizeiro

26/09

Shopping Tambiá/Procon Municipal e Praça da Paz (Bancários)

27/09

Terminal de Integração (Gervásio Maia) e Conjunto Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

28/09

Feira do Grotão e Mercado Público do Bessa

29/09

Busto de Tamandaré e Mercado Público do Valentina