Sine-JP informa vagas no portal Mais Emprego e facilita busca por oportunidades

Por - em 2868

Thadeu Rodrigues

 

O cidadão que está à procura de uma colocação no mercado de trabalho não precisa mais sair de casa em busca das oportunidades. Com a criação do Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/), lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é possível pesquisar e se candidatar às vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine). As oportunidades intermediadas pelo Sine de João Pessoa também constam no portal, facilitando o acesso ao emprego. No período de 13 a 17 de abril, estarão disponíveis na Capital 634 vagas.

O Sine-JP é um convênio do governo federal com a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa e, conforme o secretário da pasta, Diego Tavares, o novo portal permite ao trabalhador enviar o seu currículo diretamente para o empregador e marcar sua entrevista.

“Nos últimos meses, o Sine-JP tem registrado um aumento no número de oportunidades de emprego, o que é fruto de um trabalho de captação destas vagas com as empresas da Capital. Mas, com o portal, o cidadão pode agilizar seu atendimento e ter mais comodidade”, afirmou ele.

O secretário destacou que o empregador também é beneficiado, já que poderá se cadastrar e disponibilizar vagas de emprego. Contudo, é necessário selecionar a agência do Sine que ficará responsável por validar o cadastro, as informações das vagas e prestar apoio durante o acompanhamento do preenchimento da vaga.

Facilidades – Por meio do portal Mais Emprego, o trabalhador pode consultar informações sobre o andamento do seguro-desemprego, oportunidades de qualificação profissional e abono salarial. Para o empregador estão disponíveis o Seguro desemprego web, a abertura de vagas e cursos profissionalizantes, e a possibilidade de repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

O Portal também permite ao trabalhador preencher e imprimir seu cadastro curricular e manifestar interesse por cursos de qualificação profissional do Pronatec. Também podem ser obtidos dados do PIS e verificadas informações sobre sua ocupação no mercado de trabalho, por meio da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

Cadastro do trabalhador – Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o número da identidade, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Ainda é necessário informar a formação acadêmica e os cursos profissionalizantes realizados. O campo pretensão profissional é o local de preenchimento das vagas de emprego a que o trabalhador deseja concorrer. É possível informar até seis cargos.