Praça Barão do Rio Branco volta compor espaço histórico de JP
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, inaugurou nesta quarta-feira (18) a recuperação da Praça Rio Branco, no Centro da Capital. A obra, que custou cerca de R$ 400 mil, foi a primeira ser entregue no país utilizando recursos do PAC das Cidades Históricas, do Ministério da Cultura. O presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, participou da solenidade.
Para o prefeito Luciano Agra, a recuperação da praça significa o resgate de um espaço histórico, que estava abandonado, servindo de área de estacionamento. A população precisa usufruir deste espaço que está impregnado de história. João Pessoa ganha hoje mais uma peça importante do roteiro histórico da cidade. Nada mais gratificante que devolver à população essa área recuperada, ressaltou.
A reforma da praça faz parte do projeto de recuperação de áreas históricas da Capital, a exemplo do Ponto do Cem Réis e Praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá), revitalizadas e devolvidas a população pessoense na atual gestão municipal.
O presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, destacou a importância da obra por se tratar de uma área pública histórica de importância para a cidade. Faz parte do trabalho do IPHAN investir no sentido de recuperar o patrimônio cultural. Todos têm que ter acesso ao patrimônio. Essa praça representa para João Pessoa mais uma etapa da recuperação de seu Centro Histórico, afirmou.
Quem visitar a praça vai encontrar informações sobre sua importância histórica em painéis instalados no local. Segundo o coordenador do Patrimônio Cultural (Copac), Fernando Moura, a praça Rio Branco é um dos espaços mais antigos da cidade, construída entre os séculos XVI e XVII, que já abrigou a Casa dos Governadores, Casa de Câmara e o Erário Público. O local estava perdido na memória da cidade, mas agora volta a ficar disponível para a população, que deve utilizá-la como espaço de convivência, lazer e cultura, disse.
Exposição – Além da restauração, com a realização de diversos serviços de infraestrutura, a praça ganhou também um espaço de exposição dos vestígios e artefatos arqueológicos encontrados no local durante a reforma. A exposição Praça Barão do Rio Branco – Memórias vai ficar aberta para visitação do público na Casa do Erário até o dia 18 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. No local, os visitantes poderão ver moedas, louças e fragmentos de pratos ingleses, além de um pouco da história da praça, contada através de fotografias e material educativo disponibilizado para o público.