Preços de fogos de artifício têm variação de até 233,3%, diz pesquisa

Por - em 328

O preço de fogos de artifício em João Pessoa alcançou uma variação de até 233,3% neste período que antecede os festejos juninos. Foi o que ficou constatado na pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de junho pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). Esta variação foi encontrada na Bomba pimentinha, pacote com 50 unidades. Já a menor variação ficou com a bomba bujão, número 2, de apenas 6,67%.

Outros produtos também apresentaram alta variação nos preços, como Chuveiro pequeno, 12 unidades (200%), Bomba cordão grande (200%), Bomba P. de Veia (150%), Palito de seis tiros (133,3%) e Buscapé pequeno com 12 unidades (114,3%).

O produto mais caro é a caixa de girândola, em torno de R$ 300,00. O preço mais acessível é da Bomba bujão, número 04, de apenas R$ 0,20 a unidade.

O secretário Helton Renê lembra que a pesquisa serve como norte, mas o consumidor deve ficar atento às seguintes orientações: verificar se o comerciante trabalha com cartão de crédito, sabendo que nas compras para 30 dias o preço cobrado deve ser o de à vista; tomar cuidado, porque são produtos perigosos e a aquisição deve ser feita apenas por adultos; e, por ser um bem durável, solicitar sempre o recibo da compra. O prazo para reclamação é de até 30 dias, caso o artefato apresenta problema.

Foram pesquisados 88 itens em 10 estabelecimentos: Bazar Brasil, Bazar Noite Maravilhosa, Bazar São Jerônimo, Bazar São João, Bazar Guarany da Viuvinha, Bazar Estrela Dalva, Bazar Nossa Senhora da Pena, Bazar São Jorge, Bazar Santo Antônio do Aluisio e Bazar do Balão.

O consumidor, para acessar a pesquisa completa, basta acessar o link http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2014/06/pesquisa-fogos-tabela-2014.pdf.