Prefeito abre curso de capacitação em acesso à informação para servidores do Município
O prefeito Luciano Cartaxo abriu, na manhã desta quarta-feira (18), o curso de capacitação em acesso à informação para servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O curso, ministrado por técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), acontece até esta quinta-feira (19), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. As aulas estão sendo acompanhadas por 100 servidores de todas as secretarias e conselhos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
“Essa capacitação é o passo decisivo para que possamos implantar a cultura da transparência de forma ainda mais efetiva no nosso Governo”, destacou Luciano Cartaxo. “Esta cultura precisa ser enraizada na administração pública e isso só acontece com o envolvimento dos servidores. Estamos acostumados a lançar obras, projetos e programas, mas é essencial que a população possa acompanhar de perto cada etapa da gestão e estar atenta aos prazos e recursos envolvidos”, complementou.
De acordo com o secretário municipal da Transparência, Éder Dantas, o objetivo é capacitar todos os servidores para garantir a melhor atuação no que se refere à transparência e fiscalização. “Vamos poder detalhar a legislação vigente nesta área, tirar dúvidas e debater questões práticas com os técnicos da CGU”, listou. Ele ainda destacou o compromisso firmado com o órgão no mês de março, de adequação ao que determina o programa Brasil Transparente. “Esta é mais uma etapa para que possamos garantir uma gestão aberta e identificada com a população”, explicou.
O curso abrange cinco áreas complementares. São elas: a cultura de transparência e acesso à informação, a Lei de Acesso à Informação, o Serviço de Informações ao Cidadão, a Transparência Ativa e o atendimento ao cidadão. Para o coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção da CGU, Rodrigo Paiva, o interesse do Município é decisivo para os avanços na área. “Este é um caminho fundamental para que a administração pública avance e a CGU estará sempre a disposição para trabalhar em parceria com a PMJP”, afirmou.
Ainda participaram do evento o secretário adjunto da Transparência, Ronald Lins; o secretário executivo do Orçamento Participativo, Hidelvânio Macêdo; o controlador-geral do Município, Sérgio Barbosa; e o ouvidor-geral do Município, Antônio Jácome.