Prefeito abre curso de formação para concursados e pede dedicação e compromisso

Por - em 687

aula_inaugural_guarda_municipal_foto_alessandropotter012O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, abriu, na manhã desta segunda-feira (1º), o I Curso de Formação da Guarda Municipal da Capital. O evento aconteceu no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, e contou com a presença dos 125 candidatos convocados no concurso público instituído pelo Edital 01/2012. Os alunos serão treinados por técnicos da Secretaria Nacional de Segurança, o que foi possível devido a uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Defesa.

“Sempre soubemos que a segurança era um grande desafio, mas mesmo assim preferimos nos envolver na questão. Seria cômodo deixar a tarefa com o Estado e a União, mas temos consciência que este é um dever de todos”, declarou o prefeito. “Criamos a Secretaria da Segurança e estamos trabalhando para equipar e estruturar a Guarda Municipal, o que envolve a formação de todos os concursados. A Guarda possui um grande papel de cidadania e preservação de nosso patrimônio. João Pessoa conta com todos os novos agentes e nós esperamos que eles possam se dedicar e aproveitar ao máximo essa formação”, complementou Luciano Cartaxo.

O secretário da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, afirmou que a data era um marco no processo de reestruturação da Guarda. “Os novos agentes serão formados com uma grade curricular moderna, atualizada e com uma matriz voltada para a prevenção e formação da cidadania. Foi preciso muito trabalho para que chegássemos até este momento, mas não medimos esforços para que tudo acontecesse o mais rápido possível”, relatou.

Para a assessora pedagógica da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Andréa Passos, a PMJP deu uma grande demonstração de vontade para tornar o curso uma realidade. “Pudemos comprovar o empenho e o trabalho de toda a equipe e por isso é muito satisfatório poder honrar o compromisso que firmamos com esta gestão. Todos acreditamos em uma proposta inovadora de uma formação cidadã, que concretiza os ideais de respeito aos direitos humanos”, declarou.

aula_inaugural_guarda_municipal_foto_alessandropotter003A solenidade – Antes da abertura das aulas, o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário Geraldo Amorim e uma representante dos alunos aprovados efetuaram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de João Pessoa, respectivamente. O ato ocorreu ao som do Hino Nacional, tocado pela Banda 5 de Agosto.

O momento foi acompanhado pelos 125 aprovados que compõem a primeira turma, formada por 88 homens e 37 mulheres. As aulas acontecem até setembro, no Cecapro. Os outros 125 aprovados poderão iniciar a formação no dia 1º de outubro. Durante o processo, os estudantes vão receber uma bolsa mensal de R$ 700, garantida pela PMJP.

O curso – O I Curso de Formação da Guarda Municipal compreende avaliação intelectual, exames médicos, testes físicos e avaliação psicológica. São 496 horas de aula presenciais e na modalidade de ensino à distância com o objetivo de dotar o candidato dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho da função.

As aulas acontecem de segunda a sábado, das 8h às 18h, com intervalo de duas horas de almoço, entre os turnos da manhã e tarde. As disciplinas serão ministradas por professores de todo o Brasil em uma parceria entre a Secretaria de Segurança Nacional e a PMJP.

A grade curricular e outras informações sobre I Curso de Formação da Guarda Municipal podem ser acessadas no Semanário 1375, no link http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/semanariooficial/