Prefeito abre licitação para obras na Lagoa e afirma devolver condição de parque ao espaço

Por - em 800

05-08-13-Reurbanização da Lagoa_foto_AlessandroPotter_002O processo de revitalização de um dos principais cartões postais da cidade de João Pessoa foi iniciado oficialmente na manhã desta segunda-feira (5). No dia em que a capital paraibana completa 428 anos, o prefeito Luciano Cartaxo abriu o processo de licitação para as obras estruturantes no Parque Solon de Lucena. Nesta primeira etapa, estão incluídos o desassoreamento e a drenagem da Lagoa, obra realizada em parceria com o Ministério das Cidades e orçada em cerca de R$ 21 milhões. O ato aconteceu durante evento no restaurante Cassino da Lagoa, onde ainda foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

“Temos discutido este projeto há muito tempo com uma ideia em mente. Não queremos mais medidas paliativas no Parque Solon de Lucena”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Queremos soluções definitivas. O grande objetivo é devolver à Lagoa a sua condição de parque e trazer de volta as famílias para momentos de lazer e contemplação. O Centro da cidade precisa de um espaço adequado que ofereça cultura, esporte e contato com o meio ambiente”, complementou.

Para o secretário municipal do Planejamento, Rômulo Pollari, o Parque é uma das maiores referências culturais da cidade, mas que precisa de muitas melhorias. “Há mais de 30 anos, a Lagoa tem tido a capacidade de seu sistema de escoamento diminuída, e ainda apresenta problemas com esgotos em suas paredes de contenção. Nessa primeira fase das obras, pretendemos mudar de forma definitiva esta realidade”, explicou.

Estiveram presentes na cerimônia secretários da administração municipal, além dos vereadores Flávio Eduardo Fuba, Raoni Mendes e Fernando Milanez, do deputado estadual João Gonçalves, e do presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos.

As obras – A primeira fase do projeto consiste no desassoreamento da Lagoa, o que será feito por meio de um trabalho de despoluição e construção de vias alternativas para o escoamento das águas da chuva. A medida pretende resolver o problema de inundações e garantir que a água da Lagoa seja proveniente apenas da chuva.

As redes de esgoto que são lançadas no local serão redirecionadas para as redes coletoras já existentes na região. A obra utilizará o 05-08-13-Reurbanização da Lagoa_foto_AlessandroPotter_017método não destrutivo, o que vai ocasionar um menor impacto na rotina de quem frequenta o Centro da Capital, evitando engarrafamentos e outros transtornos. Também será construído um túnel de galeria, para o escoamento das águas da chuva, que passa por baixo da Avenida Guedes Pereira e deságua no Rio Sanhauá.

O projeto transformará o local em uma opção de lazer, descanso e contemplação da natureza. Nas próximas fases da obra, a Lagoa perderá o fluxo interno de veículos com o fechamento de seu anel interno. O Parque também será reflorestado e ganhará opções de esportes e cultura, como quadra de tênis, esportes náuticos, ciclovias, minicampos, quadras esportivas e playgrounds. Também está prevista a construção de Memoriais dos grandes vultos da cultura paraibana.

Centro de Treinamento de Seleções – O evento também foi espaço para a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento de Seleções da Capital, o que foi feito pelo prefeito Luciano Cartaxo.  O espaço ficará localizado no bairro do Valentina Figueiredo, onde está localizada a Vila Olímpica, e vai comportar toda a estrutura exigida pela Fifa para receber seleções que vão participar da Copa do Mundo. O investimento é de R$ 2,5 milhões, com recursos do Ministério do Esporte.

O local vai contar com um campo de futebol (68x105m), arquibancadas cobertas para 1.500 pessoas, um campo auxiliar, vestiários, estacionamentos e um bloco de apoio com acesso restrito a jogadores e membros da comissão técnica.

Além disso, o CTS ainda terá copa, academia de ginástica, sala de fisioterapia, vestiários, banheiros, sala de reuniões e um espaço exclusivo de utilização da comissão técnica. Abaixo das arquibancadas, ainda haverá um departamento médico, uma enfermaria e duas salas de imprensa.

Homenagem – Durante a cerimônia, a Caixa Econômica Federal, por meio de seu Superintendente Regional na Paraíba, Ellan Miranda, lançou os bilhetes da loteria federal comemorativos ao aniversário da Capital. Os bilhetes, que serão utilizados em todo o país durante esta semana, foram estampados com fotos dos principais cartões postais da João Pessoa.

“É com muita honra que nos associamos à Prefeitura na execução desse projeto. Parabéns pela iniciativa de cuidar desse atrativo que é nosso”, declarou o superintendente. “Vamos proporcionar que brasileiros de todas as regiões tenham esse contato visual e conheçam a cidade. É uma grande homenagem que a Caixa presta a esta capital tão importante”, concluiu.