Iniciadas as obras para a revitalização do bairro São José

Por - em 1895

Sao JoseA promessa de implementar obras que mudem a vida da população norteou o discurso do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), na manhã desta segunda-feira (9), durante a assinatura da ordem de serviço para a primeira etapa da revitalização do bairro São José. O projeto está orçado em R$ 220 milhões, com recursos dos programas Minha Casa Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Em uma área de 75 mil metros quadrados, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai garantir a urbanização e a construção de 1.024 apartamentos, que receberão 4.100 pessoas, hoje habitantes de áreas de risco da comunidade. As obras preveem ainda a revitalização do Rio Jaguaribe, na área que corta o bairro.

“Nosso objetivo é gerar dignidade para as pessoas. A obra não tem valor nenhum se ela não trouxer resultado para as pessoas. Nosso governo não veio para maquiar a cidade”, enfatizou Cartaxo, lembrando que o projeto foi gestado na PMJP, mas foi analisado e aprovado pela população antes de ele ser tirado do papel.

Nesta primeira etapa, a PMJP vai entregar toda a urbanização da área, com a implantação de equipamentos como uma escola padrão, Centro de Sao Jose (3)Referência em Educação Infantil (Crei), quadra coberta, e praças com opções de lazer para todas as idades. Outra novidade é que grande parte da mão de obra será recrutada na própria comunidade, gerando renda para os moradores do local.

A etapa inicial ainda prevê a construção de 1.024 apartamentos, cada um com 50 m², divididos em 26 blocos de tipo um ou dois. Os blocos de tipo um serão maiores, comportando 32 apartamentos cada, já os de tipo dois possuirão 16 unidades. O residencial ainda vai contar com 58 boxes comerciais, cada um com 10 m².

Escolhida para falar em nome dos moradores, Tereza Cristina, não conteve as lágrimas ao lembrar quantas vezes teve que abrir a porta da casa dela para atender vizinhos que ficaram desabrigados por causa das chuvas. “O pessoal, agora, vai ter dignidade”, disse.

“Com muito esforço conseguimos elaborar um projeto estruturante moderno que vai mudar de forma definitiva a vida dos moradores do bairro São José”, declarou o secretário municipal do Planejamento, Rômulo Pollari.

Sao Jose (2)Segunda etapa – Com a finalização das obras de infraestrutura e de construção dos apartamentos, a Prefeitura de João Pessoa poderá iniciar a segunda fase do projeto, desta vez intervindo no próprio bairro. Os imóveis em área de risco darão lugar a áreas de circulação urbanizadas e novos acessos ao bairro de Manaíra, além de equipamentos como praças, quadra coberta, uma escola padrão e um Crei.