Prefeito assina ordem de serviço para obras de requalificação da Avenida Beira Rio

Por Flávio Asevêdo - em 970

O prefeito Luciano Cartaxo assinou, na manhã desta quarta-feira (7), a ordem de serviço para início das obras do projeto de Requalificação da Avenida Beira Rio. Orçada em R$ 6,7 milhões, a avenida passará por intervenções que incluem a padronização das calçadas, plantação de 900 novas árvores e a implantação de uma ciclovia que ligará o Parque da Lagoa à Orla do Cabo Branco. De acordo com o prefeito, a obra de mobilidade urbana prioriza o uso da via para pedestres e ciclistas.

“É uma obra importantíssima do ponto de vista da mobilidade porque é uma obra completa, vai contemplar principalmente o pedestre e o ciclista, mas também quem anda de transporte coletivo e de veículos na cidade. Vamos fazer a padronização das calçadas nos dois sentidos e uma ciclovia no canteiro central, preservando as árvores a partir de uma avaliação”, afirmou o prefeito.

O projeto foi desenvolvido envolvendo técnicos, professores universitários, ciclistas e a sociedade. Foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via e às normas da ABNT quanto à acessibilidade. Segundo Luciano Cartaxo, a partir do diálogo com a população, o projeto inicial foi alterado para priorizar os pedestres e ciclovias.

“No início a gente tinha uma divergência sobre esta obra porque a proposta original era alargar as ruas para o transporte coletivo e para quem anda de veículo, mas fizemos uma mudança, ouvindo a sociedade e preferimos priorizar o pedestre e o ciclista”, destacou. Os recursos para a obra já estão assegurados e são provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A via também receberá uma nova iluminação com lâmpadas de vapor metálico.

O secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, explicou que a ciclovia será construída no canteiro central da via. “Com esta obra todos poderão circular com mais segurança pela avenida, o que é mais importante. E os dois principais fluxos da cidade, a ligação do Centro com a Orla, estarão interligados por ciclovia. Ela ficará no canteiro central porque assim se consegue mais facilmente contornar e desviar das árvores. A avenida é bastante arborizada e tivemos o cuidado de preservá-las. O impacto será muito pequeno e nós plantaremos mais 900 árvores”, disse.

 Trânsito – A obra será realizada por etapas e a área onde ela estiver sendo realizada terá bloqueio de uma das faixas no horário de 8h às 17h. Segundo o superintendente de mobilidade urbana, Carlos Batinga, na maior parte dos dois horários de pico a via estará desobstruída. “A obra não causará muitos transtornos no trânsito porque o pico é de 6h às 8h30 e depois das 16h30 até as 19h. No restante do período, o fluxo de veículos funciona bem a não ser que ocorra algum acidente”, explicou.