Prefeito assina ordem de serviço para obras em ginásio e destaca diálogo com a população

Por - em 379

ordemdeserviço_ginásioO prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta quarta-feira (26), a ordem de serviço para reforma e revitalização do ginásio esportivo Padre Hildon Bandeira, localizado na comunidade de mesmo nome, no bairro da Torre. O evento mostrou a preocupação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em garantir o acesso de crianças e jovens a equipamentos esportivos, o que faz parte da política municipal de prevenção à violência e promoção da cidadania.

“Esta é a concretização de um sonho para esta região e possui uma simbologia muito forte”, destacou Luciano Cartaxo. “Buscamos o diálogo para garantir a devolução do equipamento à população. São muitas as comunidades na região e é muito importante que possamos garantir o acesso à prática esportiva”, declarou.

O secretário municipal da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Sérgio Meira, destacou o interesse da Prefeitura em resolver a questão o mais rápido possível. “Desde janeiro, o prefeito Luciano Cartaxo determinou a negociação para que pudéssemos intervir neste equipamento”, relatou. De acordo com ele, o ginásio é de propriedade da Arquidiocese da Paraíba e estava alugado ao Governo do Estado.

Para o diácono Josival Alexandre, que representou a Arquidiocese da Paraíba no evento, a união entre as instituições foi fundamental para que os objetivos fossem alcançados. “Estamos devolvendo a área para que a Prefeitura possa investir e, a partir disso, trazer mais alegria, mais esporte e mais cidadania para a população”, declaordemdeserviço_ginásio_pe_hildon_bandeira_foto_alessandropotter017rou.

Em nome de todas as entidades organizadas, o presidente da Associação de Moradores dos Expedicionários e Tambauzinho, Marcondes Almeida, agradeceu. “O compromisso foi assumido e hoje podemos ver mais um passo decisivo para o resultado final. Agradeço à Prefeitura e a todos os moradores, que tanto lutaram para ver esse dia se tornar realidade”, afirmou.

Outras associações de moradores também fizeram questão de participar do momento. Participaram da solenidade representantes da Comissão Pró-Cultura, Artes e Esportes da Torre; da Associação dos Clubes Amadores da Torre e da Associação do Bairro da Torre. Ainda estiveram presentes o vereador Raoni Mendes e o deputado estadual João Gonçalves.

Longa espera – Entre todos os presentes na solenidade, Antônio da Guia Ferreira era um dos mais emocionados. Aos 64 anos, ele conta que é fundador do ginásio e que ajudou na sua construção. Por muito tempo, o espaço fez a alegria da comunidade, mas o tempo mudou a situação. “Conheço esse lugar do barro à cobertura e queria muito vê-lo reformado e bem bonito. É um lugar que precisa de respeito por pertencer a todos”, defendeu.

E a espera foi bem longa. O estudante Lucas Félix tem 13 anos e sempre morou na comunidade, mas garante que nunca viu o ginásio em bom estado. “Frequentei miordemdeserviço_ginásio_pe_hildon_bandeira_foto_alessandropotter019nha vida toda e ele sempre foi assim. A gente sente falta de uma estrutura melhor e agora ficamos felizes porque vamos contar com isso e poder fazer com que mais gente passe a usar o ginásio”, explicou.

A obra – A recuperação do equipamento esportivo era uma reivindicação da população e foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Arquidiocese da Paraíba. No total, R$ 224 mil serão investindo com o intuito de entregar um espaço moderno e adequado ao uso da população.

Entre as intervenções previstas estão à recuperação da estrutura metálica, da cobertura, dos banheiros, das arquibancadas e do piso. Também haverá uma nova pintura, a instalação de redes de proteção e a disponibilização de material esportivo. A entrega está prevista para o Dia das Crianças, que é comemorado em 12 de outubro.