Prefeito autoriza obras no São José e vai tirar mais de quatro mil pessoas de áreas de risco

Por - em 805

09-06-14-OS revitalizac_a_o BSJ_foto_Alessandro-Potter017As décadas de espera por mais estrutura, tranquilidade e qualidade de vida estão perto de acabar para os moradores do bairro São José. Na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito Luciano Cartaxo foi até a comunidade para autorizar o início dos trabalhos de revitalização e urbanização do local. Em um terreno de 75 mil m², ligando as avenidas Ruy Carneiro e Epitácio Pessoa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai entregar escolas, creches, praças e 1.024 novas unidades habitacionais, nesta que será a primeira etapa do serviço. As instalações vão acolher 4.100 ocupantes de áreas de risco.

Entre os moradores que terão uma casa nova está Elvira Alves, de 77 anos, que por muito tempo sofreu com as enchentes do Rio Jaguaribe. “Quando a chuva começa, chega a preocupação. Sempre entra água em casa, perdemos os móveis e é aquele sofrimento”, contou. Ela recebeu o aluguel social da PMJP e já sonha com o momento de receber a casa nova. “Os apartamentos vão ficar lindos e aí vai ser só felicidade”, apostou.

Tereza Cristina, de 30 anos, não mora nas áreas de alagamento, mas conhece muito bem o sofrimento pelo qual passa a comunidade. “Todos os anos tem gente batendo na minha porta, me pedindo ajuda e um espaço pra guardar os móveis que conseguiram tirar de casa. É uma alegria muito grande saber que meus amigos, colegas e vizinhos vão poder ter dignidade. Esta obra traz nova vida ao bairro São José”, declarou.

09-06-14-OS revitalizac_a_o BSJ_foto_Alessandro-Potter002O prefeito Luciano Cartaxo destacou a determinação da gestão, de mudar a vida da população para melhor. “Esta é uma obra que vai trazer dignidade e cidadania para as pessoas, que vão poder ter suas vidas transformadas sem precisar se afastar de sua comunidade. Estamos trabalhando pelo cidadão, pelas famílias. A obra não tem valor nenhum se não for pensada e executada pensando nas necessidades do cidadão”, declarou.

A obra – O projeto de revitalização do bairro São José está orçado em R$ 220 milhões, com recursos dos programas PAC e Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Nesta primeira etapa, a PMJP vai entregar toda a urbanização do terreno que margeia o Rio Jaguaribe entre as avenidas Ruy Carneiro e Epitácio Pessoa, com a implantação de equipamentos como uma escola padrão, Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), quadra coberta, e praças com opções de lazer para todas as idades.

A etapa inicial ainda prevê a construção de apartamentos com 50 m², divididos em 26 blocos de tipo um ou dois. Os blocos de tipo um serão maiores, comportando 32 apartamentos cada, já os de tipo dois possuirão 16 residências. Os lares terão uma sala, banheiro social, cozinha, área de serviço, dois quartos e varanda.

O residencial ainda vai contar com 58 boxes comerciais, cada um com 10 m², divididos em dois blocos. Em termos de mobilidade, o espaço vai ganhar uma nova via de interligação entre as avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, além de ciclovias às margens do Rio Jaguaribe. O próprio rio será revitalizado, passando por ações de desassoreamento, limpeza e pela interrupção da emissão de esgotos.09-06-14-OS revitalizac_a_o BSJ_foto_Alessandro-Potter019

O professor Rômulo Pollari afirmou que a obra será responsável por uma grande mudança social na região. “Encontramos pessoas que moram em estado degradante, sem qualidade de vida e sofrendo com enchentes. Mas com muito empenho a PMJP consegui elaborar um projeto que vai mudar esta realidade trazendo mais segurança, dignidade e cidadania para a vida destes moradores”, afirmou.

Segunda etapa – Com a finalização das obras de infraestrutura e de construção dos apartamentos, a Prefeitura de João Pessoa poderá iniciar a segunda fase do projeto, desta vez intervindo no próprio bairro. Os imóveis em área de risco darão lugar a áreas de circulação urbanizadas e três pontes que vão garantir acesso ao bairro de Manaíra.

O projeto ainda prevê a construção de uma quadra coberta, escola padrão, Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) e Centro de Referência em Assistência Social (Cras), além de praças com quadra poliesportiva, quadra de areia, equipamentos de ginástica para a terceira idade, mesas de jogos, playgrounds e anfiteatro.