Prefeito destaca reestruturação da saúde durante entrega de ambulâncias para o Samu

Por - em 508

LucianoCartaxo_entregaequipamentos_Samu_Foto_julianaSantos_05O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou na manhã desta quinta-feira (5) 12 novos veículos para a saúde da Capital. Em evento realizado no Ponto de Cem Réis, o prefeito apresentou à população, sete novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e cinco carros para o Departamento de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, adquiridos por meio de parceria com o Governo Federal.

“Sabemos que a saúde é um grande desafio, mas está claro que estamos vencendo esta luta. E isto acontece pelas ações constantes que estão sendo realizadas”, declarou Luciano Cartaxo. “Com estas unidades poderemos oferecer um serviço ainda melhor à população e garantir a qualidade das condições de trabalho para nossos servidores. Com muito trabalho estamos conseguindo reestruturar a saúde de João Pessoa”, complementou.

A secretária municipal adjunta da Saúde, Bárbara Wanderley, falou sobre a capacidade do Governo Municipal em buscar recursos e investimentos para melhorar a saúde. “Estamos conseguindo muitos avanços neste setor devido a capacidade de diálogo e pelo reconhecimento do Governo Federal em relação a tudo que tem sido feito na saúde do Município”, afirmou.

Ainda participaram do evento a coordenadora do Samu em João Pessoa, Nicole Debbaut e o diretor de Vigilância em Saúde do Município, Sílvio Ribeiro. Também estiveram presentes os vereadores Marmuthe Cavalcante, Marcos Vinícius, Professor Gabriel e Flávio Eduardo Fuba.

Os veículos – As ambulâncias, no valor aproximado de R$ 912 mil, foram doadas pelo Ministério da Saúde para a PMJP. Cinco veículos são de modelo Renault Master, e dois são do modelo Ford Ranger, com carroceria adaptada. Estes últimos, por possuírem tração nas quatro rodas, possibilitam a entrada do Samu aos locais de difícil acesso.

Todas as ambulâncias são unidades básicas, mas podem ser convertidas. “Podemos aumentar sua capacidade de atuação após serem equipadas com instrumentos médicos de reanimação e manutenção de órgãos vitais”, explicou Nicole Debbaut, coordenadora geral do Samu.

Os outros cinco veículos, de modelo Ford Fiesta, tiveram investimentos de R$ 150 mil, também foram doados pelo Ministério da saúde e serão destinados a Gerência Epidemiológica, Seção de Imunização, Projeto de Expansão a Saúde da Família (Proesf) e Gerência Sanitária, para reestruturação dos serviços e implementação de ações.