Prefeito empossa Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Por - em 414

O Centro de Capacitação de Professores de João Pessoa (Cecapro) se transformou, na manhã desta quarta-feira (19), em um espaço de debate e informação sobre os Direitos da Mulher. O local foi palco do I Seminário Avanços e Desafios no Fazer das Políticas Públicas, realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) como parte da programação do Mês de Afirmação da Cidadania da Mulher. O evento ainda foi marcado pela posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, oficializada pelo prefeito Luciano Cartaxo.

19-03-14-Seminário Mulheres_foto_Alessandro-Potter005O prefeito Luciano Cartaxo destacou que um grande passo está sendo dado para a garantia de mais direitos para as mulheres. “Quando criamos situações que possibilitam a interação entre a gestão e a sociedade, estamos possibilitando a elaboração de ações realmente efetivas no que se refere ao combate dos problemas enfrentados pelas mulheres. Agora temos a responsabilidade de fazer com que estas políticas saiam do papel e se transformem em ações concretas que representem a melhoria da qualidade de vida das mulheres”, declarou.

O I Seminário Avanços e Desafios no Fazer das Políticas Públicas teve como objetivo principal a apresentação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que será debatido com a participação da secretária adjunta da Articulação Institucional e Ações Temáticas da Presidência da República, Ângela Fontes. Durante o encontro ainda houve a formação de um Grupo Operacional, que vai acompanhar a elaboração do documento.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, falou sobre a importância da aplicação desse Plano como uma política transversal de Governo. “Temos buscado elaborar cada política seguindo a linha do diálogo, do cuidado com as pessoas e com o trabalho conjunto com todos os setores da gestão, principalmente aqueles que mais afetam a vida das mulheres, como a saúde, educação, segurança e desenvolvimento social”, listou.

A secretária adjunta da Presidência da República, Ângela Fontes, destacou que a transversalidade observada na 19-03-14-Seminário Mulheres_foto_Alessandro-Potter007elaboração e aplicação das políticas públicas representa a diversidade das mulheres. “As mulheres não são iguais entre si, somos diferentes. Ainda temos que conquistar a equidade, que é, na verdade, o apoio necessário para que obtenhamos as mesmas condições”, defendeu.

Conselho – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem o objetivo de monitorar a aplicação de políticas públicas voltadas para as mulheres e propor novas medidas. O grupo é formado por oito representantes da sociedade civil e oito do Governo Municipal, que são divididos na titularidade e suplência.

A nova presidente do Conselho, Maria da Guia Costa, destacou as dificuldades enfrentadas na luta das mulheres por seus direitos. “Tivemos muitas conquistas, mas ainda há muito a ser feito. Não podemos considerar como normais seres humanos fechados à sensibilidade, principalmente quando tratamos dos direitos da mulher”, afirmou.

19-03-14-Seminário Mulheres_foto_Alessandro-Potter010O grupo titular é formado pelas secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, pela gestão, e por representantes da União Brasileira de Mulheres, Sindicato dos Professores, Coletivo Feminista Cunhã e Centro da Mulher 8 de março, como indicações da sociedade.