Prefeito entrega 856 moradias e destaca trabalho para acabar com déficit habitacional
Diversas famílias participaram nesta quarta-feira (11), ao lado do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, da entrega de 856 novas unidades habitacionais, no Vale das Palmeiras, no bairro do Cristo Redentor. Os investimentos são da ordem de R$ 34 milhões, adquiridos por meio de parceria com o Governo Federal. Na oportunidade, o prefeito ainda assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), que vai atender as crianças da comunidade.
O prefeito Luciano Cartaxo, durante a inauguração das moradias, falou da dedicação do Governo Municipal em acabar com o déficit habitacional de João Pessoa. “Temos cerca de 20 mil famílias sem moradia própria e não podemos descansar até vencer esse desafio. Hoje conseguimos mudar a realidade de mais de 800 famílias, que vão poder passar a viver com tranquilidade, conforto e dignidade. O desafio é grande, mas tenho certeza que com a disposição e a vontade que temos demonstrado, vamos conseguir vencer”, declarou o prefeito.
Para o vice-prefeito Nonato Bandeira, o destaque da inauguração foi a capacidade de trabalho em conjunto demonstrada por todos os envolvidos. “Este é um sonho realizado por pedreiros, engenheiros, pelo Governo Federal, pela Prefeitura de João Pessoa e, principalmente pelo prefeito Luciano Cartaxo, que cumpre sua promessa de não deixar obras paradas na Capital, e Luciano Agra, que iniciou este projeto”, afirmou.
Os apartamentos foram construídos com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida de R$ 3,3 milhões da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O objetivo é oferecer mais qualidade de vida às pessoas que vivem em situação de risco. Entre os quatro mil beneficiados estão moradores originários das comunidades do Trapiche, do “S” e do próprio Vale das Palmeiras.
A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, falou sobre a determinação do Governo em ajudar quem precisa. “Quase todos os dias o prefeito Luciano Cartaxo inaugura uma obra ou assina uma ordem de serviço que beneficia a população mais necessitada de João Pessoa. Nós estamos trabalhando para quem precisa e hoje podemos demonstrar isso com a entrega desse residencial com toda a qualidade e infraestrutura”, afirmou.
Sonho – Para a multidão de moradores que lotou a cerimônia de inauguração, a sensação era de realização de um sonho. Essas foram as palavras de Luciana Rodrigues, que morava na Comunidade do “S”, próxima ao antigo lixão do Roger, e agora ganhará uma casa nova. “Agradeço muito ao prefeito porque hoje vamos deixar de viver no sufoco. Vamos poder colocar nossa cabeça em um travesseiro a noite e dormir tranquilos sabendo que estamos em um lugar seguro e nosso”, afirmou.
A dona de casa Maria do Socorro Costa, por sua vez, vai deixar a comunidade Novo Horizonte, onde sofria com enchentes. “Sempre que enchia era um pesadelo. Ninguém tinha sossego, ninguém conseguia dormir”, afirmou. O marido de Socorro, o servente de pedreiro José Ferreira, ainda lembra os prejuízos econômicos. “Todos os anos perdíamos tudo o que tínhamos. Tudo o que conseguíamos comprar para tentar melhorar a vida era destruído pela água. Agora esperamos que a nossa vida mude”, declarou.
Presenças – Ainda participaram do evento o assessor especial da Presidência da República, Maurílio Pedrosa; a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Marta Moura, o secretário municipal do Acompanhamento Governamental, Inaldo Leitão, o representante da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinícius Fernandes; e o representante da JGA Engenharia, empresa responsável pela obra, João Amorim.
Também participaram da entrega o ex-prefeito Luciano Agra, o ex-senador Marcondes Gadelha, o deputado estadual João Gonçalves e os vereadores Elisa Virgínia e Marmuthe Cavalcante. A cerimônia foi embalada pelo som do grupo pé de serra ‘Os Três do Norte’ e pela arte regional do repentista Oliveira de Panelas.
Os apartamentos – Cada um dos 856 apartamentos possui 40 m² e contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. As unidades habitacionais estão divididas em 53 blocos, em um espaço que ganhou toda a infraestrutura necessária para garantir o bem estar dos novos moradores.
O residencial passou por obras de iluminação; calçamento; drenagem e esgotamento sanitário, além da pavimentação da via que dá acesso ao bairro. Outra questão de destaque é a acessibilidade, presente em cada uma das 12 edificações. Além disso, 28 apartamentos são adaptados e destinados a pessoas portadoras de deficiência física.
Crei – A construção do Crei Vale das Palmeiras foi autorizada pelo prefeito Luciano Cartaxo na ocasião. A obra vai atender a 60 crianças de 0 a cinco anos, funcionando das 7h às 17h. O espaço contará com berçário, playground, 2 salas de aula, sala de professores, coordenação, lavanderia, cozinha, almoxarifado e refeitório.
O Crei faz parte da política de investimento na educação infantil, uma marca da PMJP. Além disso, complementa a política habitacional desenvolvida pelo município, e que prevê a entrega de moradias com qualidade e cercada de todos os serviços indispensáveis.