Prefeito entrega certificados a alunos das Estações Digitais nesta quinta-feira
O prefeito Luciano Cartaxo fará, na manhã desta quinta-feira (16), a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de informática ministrados nas Estações Digitais de João Pessoa. A cerimônia será realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, as 10h30. Mais de mil alunos participaram dos cursos nas 38 Estações Digitais mantidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) nestes primeiros meses de 2013.
O prefeito Luciano Cartaxo afirmou que o município tem buscado criar estímulos à inclusão digital, o que acontece por meio dos telecentros espalhados nos diversos bairros da Capital. “Esta é uma forma de garantir o contato e a familiarização da nossa população com os novos meios tecnológicos, o que vai garantir mais qualificação e adequação a estas ferramentas, que são fundamentais nos dias de hoje”, ressaltou.
Atualmente, 38 telecentros fazem parte do programa que tem o objetivo de combater a exclusão digital e promover capacitação profissional em áreas com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Além de acesso gratuito à internet, as Estações Digitais oferecem cursos de informática e oficinas especializadas em três turnos.
Nesse ano de 2013, a Prefeitura de João Pessoa reformulou a grade curricular dos cursos oferecidos nas Estações Digitais. Além de ampliar os conteúdos existentes no curso de Informática Fundamental, a partir do segundo semestre esses espaços também passarão a desenvolver aulas de design gráfico, aplicativos de escritório, manutenção de computadores e suporte técnico, rede de computadores, mídias sociais e multimídia (vídeo e áudio no computador).
“Nós entendemos que a inclusão digital não deve ser vista apenas como a disseminação do uso do computador e da internet. Ela precisa estar diretamente associada como uma ferramenta de cidadania e de qualificação profissional”, explicou a secretária municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec), Marly Lúcio.
As Estações Digitais funcionam em prédios públicos da cidade de João Pessoa, a exemplo dos Centros de Referência da Cidadania (CRC) e dos Centros de Referência da Juventude (CRJ), e também em parceria com entidades não governamentais, a exemplo de ONGs, associações e sindicatos.