Prefeito entrega R$ 1.680 milhão em microcrédito e destaca sucesso do Banco Cidadão

Por - em 574

13-11-13-Entrega de contratos Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter105Mais 486 pessoas receberam, na manhã desta quarta-feira (13), as condições necessárias para criar ou ampliar o próprio negócio. E cerimônia no Paço Municipal, Centro da Capital, o prefeito Luciano Cartaxo entregou mais de R$ 1.680 milhão em microcrédito, viabilizado pelo programa Banco Cidadão. A ação faz parte da política de geração de emprego e renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que o Banco Cidadão é uma realidade e tem alcançado seus objetivos. “Hoje temos a demonstração do sucesso desse projeto. Nossa meta é gerar emprego, renda e fazer com que as pessoas que não têm acesso ao sistema financeiro tradicional possam garantir recursos de forma mais simples e investir no próprio negócio. Tenho certeza que vamos conseguir melhorar muito a nossa economia investindo em cada cidadão que cultiva o espírito empreendedor”, declarou.

Para o vice-prefeito Nonato Bandeira, o ato é a consagração de um programa exitoso e amplo. “Fico muito feliz por ver que estamos investindo nas pessoas, que é a melhor forma de desenvolver a cidade. Obras são importantes, mas nada substitui o investimento feito nas pessoas e nas famílias. Precisamos fazer com que este programa chegue a cada vez mais pessoenses”, afirmou.

Os créditos contemplam investidores de todas as categorias do programa. São elas: Tradicional, 50 +, Mercado Público, Capital de Giro, Empreender Jovem, Empreender Mulher, Comerciantes Informais, Cinturão Verde, Empreender Solidário e Empreender Superação.

O secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Raimundo Nunes, destacou que o Banco Cidadão foi 13-11-13-Entrega de contratos Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter439criado justamente para levar desenvolvimento às comunidades da Capital. “Tenho uma experiência de mais de 20 anos com o microcrédito e é muito gratificante ver o surgimento do Banco Cidadão, que pode ser definido como o maior banco municipal do país. Queremos levar empreendedorismo para as comunidades”, declarou.

Oportunidade – Para quem recebeu o crédito, o sentimento é de que um novo momento, com mais oportunidades, começou. É o caso de Elisângela Torres, de 34 anos, que pretende abrir uma loja de bolsas e acessórios femininos no bairro de Mangabeira. “O Banco Cidadão me deu todo o suporte e foi muito importante para que eu possa dar o pontapé inicial no meu sonho”, declarou.

Derick Ramos, de 28 anos, já possui negócio. Ele é dono de um Paint Ball no Bairro das Indústrias e recorreu ao programa para ampliar a empresa. “Quero aumentar o meu alcance e expandir os lucros. O Banco Cidadão foi muito importante para que eu pudesse continuar no ramo e, com esse dinheiro, vou poder colocar meu investimento em um patamar cada vez melhor”, afirmou.

13-11-13-Entrega de contratos Banco Cidadão_foto_Alessandro-Potter212Territórios Empreendedores – As comunidades que serão atendidas pelo Banco Cidadão serão chamadas de Territórios Empreendedores, com o objetivo de fortalecer a microeconomia local. O objetivo é incentivar as atividades econômicas em áreas estratégicas da Capital, onde há vulnerabilidade, transformando-as em arranjos produtivos locais, conforme as vocações de cada comunidade.

As primeiras comunidades beneficiadas pelos Territórios Empreendedores serão São Rafael (Castelo Branco), Timbó (Bancários), Tito Silva (Miramar), Mata do Buraquinho (Rangel), Vila Japonesa (Jardim Treze de Maio) e Saturnino de Brito (Cruz das Armas).