Prefeito entrega USF Castelo Branco I e beneficia quatro mil pessoas com novo equipamento
A manhã desta quinta-feira (29) foi marcada pela inauguração de mais uma Unidade de Saúde da Família (USF) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com a presença da comunidade, o prefeito Luciano Cartaxo entregou a reforma e ampliação da USF Castelo Branco I. A obra, que custou cerca de R$ 380 mil, vai beneficiar 997 famílias cadastradas, o que representa quase quatro mil pessoas.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou que o ato simboliza a entrega de um equipamento fundamental para melhorar a qualidade de vida da população do bairro. “Estamos ofertando conforto e qualidade aos nossos profissionais e também à população. Para que a saúde melhore precisamos do envolvimento de todos. Estamos investindo muito e queremos ver esse esforço chegando na ponta do sistema, que é o atendimento ao usuário”, declarou.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, a Prefeitura entrega a reforma devendo acrescentar um mérito extra para os profissionais da saúde. “Este grupo trabalhou em condições adversas até o fim das obras, mas não deixou de fazer o seu melhor. Tenho certeza que agora eles poderão continuar esse trabalho de forma humana e acolhedora, que tanto reconhecimento tem obtido da comunidade”, afirmou.
Também participaram da cerimônia a diretora do Distrito Sanitário V, Mônica Rocha, os vereadores Dinho Dowsley, Marco Antônio e Marmuthe Cavalcante, além do deputado estadual João Gonçalves.
Comunidade – Os moradores do Castelo Branco demonstraram a satisfação de ter sua USF em condições tão boas. Dona Zuleide Carvalho, de 79 anos, tem problemas de pressão e sempre recorre ao serviço de saúde. “Sempre sou muito bem atendida e agora também teremos uma unidade adequada. O prédio ficou muito bonito. A comunidade precisava muito disso porque uma reforma assim faz a gente se sentir bem”, contou.
Lindoval Alves, de 43 anos, também frequenta muito a unidade, mas para fazer o acompanhamento de sua filha, Maria Sofia, de apenas sete meses. “Trago ela para fazer a pesagem e para ser acompanhada pelos médicos e agora faço isso com ainda mais gosto. A unidade ficou ótima. O prédio precisava muito dessa obra”, declarou.
Homenagem – Durante a solenidade, a moradora Ivonete Rosa da Silva, que já faleceu, foi homenageada. “Ela era a alegria do bairro. Ivonete irradiava esse sentimento para todos com sua irreverência e seu jeito acolhedor”, lembrou o diretor da USF, Jairo Domingos. A filha de dona Ivonete, Isolda da Silva, se emocionou com as palavras. “Fico muito feliz de ver minha mãe ser lembrada em um dia tão importante para o nosso bairro. Sei que ela também está feliz onde estiver”, declarou.
Cuidado direcionado – Ações individuais e coletivas também estão entre as ações da unidade, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.
Por fim, a USF Castelo Branco I disponibilizará atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade.