Prefeito inaugura Estação do do Livro no bairro do Rangel
O prefeito Luciano Agra esteve na Praça da Amizade, no bairro do Rangel, na noite desta quarta-feira (05) para entregar a comunidade pessoense mais uma unidade do projeto Estação do Livro. O chefe do executivo municipal foi o primeiro usuário a fazer o cadastro e levar para casa um, dos 300 exemplares disponibilizados para empréstimos a comunidade. O livro escolhido foi O chapéu Mexicano, do escritor Aldous Huxley.
Este é um projeto pioneiro e que vem sendo desenvolvido de forma exitosa. A receptividade da comunidade é bastante positiva, tanto para empréstimos, como para doações dos livros. O nosso grande objetivo é criar o hábito de leitura de qualidade, iniciado a partir da infância. Estamos fazendo isto com a rede de estações, que será articulada com a biblioteca municipal, que será inaugurada em breve, frisou o prefeito.
Um grupo de crianças, que diariamente frequenta a praça para brincar nos equipamentos, também estava bastante entusiasmado com a novidade que chegava ao bairro. A permuta dos livros só será iniciada oficialmente nesta quinta-feira (06), mas curiosos, os amigos com idades entre 09 e 13 anos, visitavam a Estação do Livro. Gosto muito de ler. Sempre pego emprestado livros na escola, mas aqui é bem mais perto de casa, disse o estudante João Batista de Souza, de 09 anos.
Muita gente foi conhecer o espaço. Assim que os moradores chegavam, eram recepcionados com a seguinte frase escrita em um cartaz afixado na parede: Nosso corpo precisa de exercício e a nossa mente precisa de leitura. A frase resume a proposta da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, que é investir no conhecimento e possibilitar o acesso à leitura para todos os níveis sociais. Esta é a terceira Estação de muitas outras que iremos entregar. A praça agora é um espaço de lazer, bate papo e também de leitura. Temos que disseminar o hábito, a cultura da leitura. O livro é um companheiro, que dialoga com você. E já diziam alguns poetas a grandeza se dá pelos homens e pelos os livros, destacou o secretário adjunto de Educação, professor Rômulo Gondim.
O coordenador do projeto, Marcos Paulo, disse que a Estação do Livro do Rangel foi organizada com exemplares, exclusivamente, doados pela população, o que demonstra o engajamento de todos. A campanha de arrecadação de livros está sendo bem aceita pelos moradores. Diariamente chegam centenas de livros nos vários postos de coleta espalhados pela cidade. E isto é muito bom, já que muitas vezes o primeiro contato das crianças com a leitura acontece neste espaço, que é de fácil acesso e vêm suprir a sede de informação, disse Paulo.
O poeta e repentista Oliveira de Panelas, que também é morador do bairro, esteve presente a solenidade. Bastante feliz com a iniciativa, ele disse; Já dizia Castro Alves, a Praça é do povo. Parabéns por este trabalho, por esse empenho. Força para o corpo, força para a mente. Livro doado, tudo de melhor que você tem, declarou.
Funcionamento – O espaço, dedicado ao empréstimo de livros e revistas, disponibiliza exemplares de vários gêneros literários e para todas as idades. Para a criançada estão títulos como: O jogo das palavras mágicas, Como nasceu a alegria, O colecionador de pedras e Diga paz. A Estação do Livro na Praça da Amizade vai funcionar das 15h30 às 19h30. Dez estagiários dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se revezam no local para auxiliar os frequentadores sobre a escolha dos livros. Para fazer o cadastro, o usuário precisa apenas do comprovante de residência e o número de telefone para contato. Depois de preencher a ficha com os dados pessoais, o morador já pode pegar emprestado o livro. Este ficará com o exemplar por sete dias, sem pagar nada por isto.
Esta é a terceira melhoria que a Prefeitura de João Pessoa realiza naquele espaço público. Primeiro foi à reforma da praça, que hoje conta com a total infraestrutura como quadras de esporte, área de lazer para as crianças e um anfiteatro. Na segunda ação, foi implantada a academia ao ar livre. E agora, por último, a inauguração da Estação do Livro, projeto voltado à cultura.