Prefeito inaugura 12º Crei e matrículas podem ser feitas nesta quarta-feira

Por - em 797

Crei_TerezinhaBatista_foto_julianasantos 247A possibilidade de uma vida melhor e mais tranquila chegou de forma definitiva para as mães da comunidade Vale das Palmeiras, no Cristo Redentor. Dividindo os esforços entre buscar o sustento de casa e cuidar dos filhos, elas poderão contar com um lugar totalmente planejado e preparado para receber as crianças. Trata-se do Crei Terezinha Batista de Oliveira, o 12º construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que foi entregue na manhã desta terça-feira (19) pelo prefeito Luciano Cartaxo.

As matrículas no novo Crei acontecem nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, e as vagas serão garantidas por ordem de chegada. A previsão para o começo das aulas é o dia 11 de fevereiro, quando deverá ter início o ano letivo em toda a Rede Municipal de Educação.

A chegada da unidade traz mais alívio para a rotina da auxiliar de serviços Glaucinete Bezerra. Trabalhando no turno da manhã, ela deixa o filho mais novo, de apenas um ano, sob os cuidados das duas irmãs: uma tem 11 e a outra nove anos. “Não tem como trabalhar tranquila porque eu sei que elas também são crianças, é muita responsabilidade. Eu deixo porque não tenho escolha”, contou.

Crei_TerezinhaBatista_foto_julianasantos 006Rosicleide Silva, de 28 anos, conta que tem perdido oportunidades de trabalho por não ter com quem deixar os filhos Bruna, de dois anos, e Jonatan, de três. “Eu já arrumei muitos empregos, mas acabo desistindo porque quando faço as contas vejo que não tem como pagar alguém para cuidar deles. As pessoas cobram caro e o que a gente ganha é pouco”, destacou.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, a creche é a oportunidade de mudar o futuro das crianças por meio da educação e o presente na vida dessas mães. “Nós temos entregado creches por toda a cidade porque entendemos a importância que isso tem na vida dessas famílias. Aqui essas crianças vão contar com estrutura física adequada, equipamentos de ponta, técnicas pedagógicas, mas também que é o mais importante, que é o carinho e o cuidado de nossos profissionais. As mães sabem a importância disso”, afirmou.

A unidade – O Crei Terezinha Batista de Oliveira vai receber crianças de seis meses a três anos de idade. A unidade segue o novo padrão da educação infantil implantado pela PMJP, que garante uma estrutura superior a da rede particular de ensino. As unidades contam com salas climatizadas, sala de informática, anfiteatro, banheiros com chuveiro elétrico, pátio para recreação e mini-anfiteatro.

Além da estrutura de ponta, as crianças ainda têm acesso a todo o material didático necessário e ao uso de mobília e equipamentos que são adequadas ao seu tamanho. “A ideia é que possamos estimular a independência e o protagonismo dessas crianças e esse é o diferencial dessas unidades, pois elas foram totalmente planejadas para oferecer a melhor experiência possível às crianças no início de sua vida escolar”, explicou a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira.

A unidade fica localizada na Rua Antônio Gomes da Silva. Ela foi construída com. recursos do Governo Federal, dentro do programa Brasil Carinhoso, e com contrapartida financeira da Prefeitura de João Pessoa. No total, foram investidos R$ 1,2 milhão.

Creis – Desde o início da atual gestão, foram construídas 12 novas unidade de ensino infantil na Capital. Além delas, a PrefeituraCrei_TerezinhaBatista_foto_julianasantos 057 Municipal de João Pessoa assumiu a administração de 27 creches que pertenciam ao Governo do Estado, e que estão sendo totalmente reformadas para atenderem ao padrão de qualidade exigido pela PMJP. Até agora, 15 delas já passaram pela reestruturação. As medidas elevaram o número de vagas de quatro mil para mais de 10.600.

Vale das Palmeiras – A oferta na rede de educação vai complementar o trabalho realizado pela Prefeitura de João Pessoa na região. A comunidade foi beneficiada com 856 apartamentos, que garantiram moradia própria e segura para cerca de 3.500 pessoas.