Prefeito inaugura 12º Crei e matrículas podem ser feitas nesta quarta-feira
A possibilidade de uma vida melhor e mais tranquila chegou de forma definitiva para as mães da comunidade Vale das Palmeiras, no Cristo Redentor. Dividindo os esforços entre buscar o sustento de casa e cuidar dos filhos, elas poderão contar com um lugar totalmente planejado e preparado para receber as crianças. Trata-se do Crei Terezinha Batista de Oliveira, o 12º construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que foi entregue na manhã desta terça-feira (19) pelo prefeito Luciano Cartaxo.
As matrículas no novo Crei acontecem nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, e as vagas serão garantidas por ordem de chegada. A previsão para o começo das aulas é o dia 11 de fevereiro, quando deverá ter início o ano letivo em toda a Rede Municipal de Educação.
A chegada da unidade traz mais alívio para a rotina da auxiliar de serviços Glaucinete Bezerra. Trabalhando no turno da manhã, ela deixa o filho mais novo, de apenas um ano, sob os cuidados das duas irmãs: uma tem 11 e a outra nove anos. “Não tem como trabalhar tranquila porque eu sei que elas também são crianças, é muita responsabilidade. Eu deixo porque não tenho escolha”, contou.
Rosicleide Silva, de 28 anos, conta que tem perdido oportunidades de trabalho por não ter com quem deixar os filhos Bruna, de dois anos, e Jonatan, de três. “Eu já arrumei muitos empregos, mas acabo desistindo porque quando faço as contas vejo que não tem como pagar alguém para cuidar deles. As pessoas cobram caro e o que a gente ganha é pouco”, destacou.
Para o prefeito Luciano Cartaxo, a creche é a oportunidade de mudar o futuro das crianças por meio da educação e o presente na vida dessas mães. “Nós temos entregado creches por toda a cidade porque entendemos a importância que isso tem na vida dessas famílias. Aqui essas crianças vão contar com estrutura física adequada, equipamentos de ponta, técnicas pedagógicas, mas também que é o mais importante, que é o carinho e o cuidado de nossos profissionais. As mães sabem a importância disso”, afirmou.
A unidade – O Crei Terezinha Batista de Oliveira vai receber crianças de seis meses a três anos de idade. A unidade segue o novo padrão da educação infantil implantado pela PMJP, que garante uma estrutura superior a da rede particular de ensino. As unidades contam com salas climatizadas, sala de informática, anfiteatro, banheiros com chuveiro elétrico, pátio para recreação e mini-anfiteatro.
Além da estrutura de ponta, as crianças ainda têm acesso a todo o material didático necessário e ao uso de mobília e equipamentos que são adequadas ao seu tamanho. “A ideia é que possamos estimular a independência e o protagonismo dessas crianças e esse é o diferencial dessas unidades, pois elas foram totalmente planejadas para oferecer a melhor experiência possível às crianças no início de sua vida escolar”, explicou a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira.
A unidade fica localizada na Rua Antônio Gomes da Silva. Ela foi construída com. recursos do Governo Federal, dentro do programa Brasil Carinhoso, e com contrapartida financeira da Prefeitura de João Pessoa. No total, foram investidos R$ 1,2 milhão.
Creis – Desde o início da atual gestão, foram construídas 12 novas unidade de ensino infantil na Capital. Além delas, a Prefeitura Municipal de João Pessoa assumiu a administração de 27 creches que pertenciam ao Governo do Estado, e que estão sendo totalmente reformadas para atenderem ao padrão de qualidade exigido pela PMJP. Até agora, 15 delas já passaram pela reestruturação. As medidas elevaram o número de vagas de quatro mil para mais de 10.600.
Vale das Palmeiras – A oferta na rede de educação vai complementar o trabalho realizado pela Prefeitura de João Pessoa na região. A comunidade foi beneficiada com 856 apartamentos, que garantiram moradia própria e segura para cerca de 3.500 pessoas.