Prefeito inaugura Centro de Referência em Saúde do Trabalhador nesta terça
Em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de maio), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, inaugura nesta terça-feira (30), às 9h30, o novo espaço do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que agora passa a funcionar no Cais Jaguaribe (antigo PAM). Os investimentos para a construção do novo espaço são do Sistema Único de Saúde (SUS), no valor de R$ 410 mil.
“A inauguração do Centro de Referência às vésperas do 1º de maio é uma demonstração do compromisso e da prioridade que nosso governo tem com a saúde. Estamos cuidando da saúde do trabalhador”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.
O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância do Centro para os trabalhadores. “Trata-se de mais um equipamento muito importante para a saúde do trabalhador e entregue em uma data que representa muito para todos aqueles que trabalham. Esse centro tem como objetivo atender a doenças vinculadas especificamente ao ambiente de trabalho”, declarou.
Centro – O Cerest é preparado para desenvolver ações de melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e da vigilância. Entre as atribuições do centro, destacam-se: capacitar à rede de serviços de saúde; apoiar investigações complexas; assessorar a realização de convênios de cooperação técnica; subsidiar a formulação de políticas públicas; e apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos.
No Cerest, todo e qualquer trabalhador é acolhido por uma equipe interdisciplinar e, de acordo com as suas necessidades, é encaminhado à rede local de saúde. O objetivo do centro é implantar a Atenção à Saúde do Trabalhador de acordo com os princípios de integridade, universalidade e equidade do SUS.