Prefeito inaugura Praça Sustentável e defende ação com respeito ao meio-ambiente
O prefeito Luciano Cartaxo inaugurou, na tarde desta quarta-feira (18), a Praça Sustentável, um projeto da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur). O espaço, que fica localizado na sede da Emlur, no Bairro dos Estados, tem o objetivo de promover o respeito ao meio-ambiente e garantir momentos de lazer aos agentes de limpeza e demais funcionários. A inauguração foi parte da programação do Emluz, evento de celebração do Natal entre os que compõem a Autarquia.
“Este é um projeto que contempla todas as preocupações necessárias com o meio-ambiente, o que é fundamental nos dias de hoje. É um espaço sustentável, que nos leva a refletir sobre como podemos ter uma vida com mais qualidade e que respeite mais o ambiente”, destacou Luciano Cartaxo. “Além disso, estamos ofertando um espaço de lazer, cultura e arte aos nossos funcionários, que vão poder ter uma jornada de trabalho com mais qualidade de vida”, complementou.
O superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, destacou que o projeto da praça manteve todas as árvores que já existiam no local, que antes era utilizado como estacionamento. “Este é um espaço de conscientização, que vai nos ajudar a receber a comunidade e mostrar aos visitantes os projetos que desenvolvemos para garantir que a nossa gere menos impacto para o meio-ambiente”, explicou.
Projeto – A ‘Praça Sustentável’ é um projeto assinado pelo arquiteto e urbanista Jonas Lourenço e acompanhado pelo Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos da Emlur (Devar), setor considerado de extrema importância para a promoção do diálogo entre a sociedade e os cuidados com a preservação do meio ambiente através descarte correto do lixo.
Cada um dos 17 lotes da praça foi adotado por um setor da Emlur, onde os servidores colaboram com a confecção de artigos produzidos com materiais recicláveis e com o plantio de mudas. A primeira muda, de uma palmeira chamada Dracema, foi plantada pelo prefeito Luciano Cartaxo na ocasião.
Entre os destaques do projeto está o piso, revestido com ecoblocos, produtos ecologicamente corretos, com qualidade e durabilidade, e possui detalhes feitos com garrafas de vidro reutilizadas. Já as paredes são ornamentadas com mosaicos feitos com CDs, tampas de garrafa e até placas de computador, entre outros materiais.
“É muito bom ver que um espaço que era subutilizado se transformou em algo tão completo e apropriado para receber as pessoas”, avaliou o arquiteto Jonas Lourenço. “Cada pedaço desta praça foi pensado para promover a sustentabilidade e esclarecer as pessoas sobre a importância de cuidar, de adequar a nossa vida às necessidades do meio-ambiente”, complementou.