Prefeito lança plataforma de Ensino à Distância e entrega 1,5 mil certificados

Por - em 604

26-09-13-Plataforma Ensino a distancia_foto_Alessandro-Potter_006O prefeito Luciano Cartaxo lançou na manhã desta quinta-feira (26) a plataforma de Ensino à Distância (EaD) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ‘Estação Virtual’. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O evento, que ocorreu no auditório do Hotel Netuanah, também marcou a conclusão dos cursos oferecidos pelas Estações Digitais e Casa Brasil, com a entrega dos certificados a 1,5 mil alunos formados neste semestre.

“Hoje estamos vivenciando um novo momento, mostrando que queremos dar passos mais largos nesta direção. Os alunos aqui presentes concluíram um curso importante, mas que é o básico. Agora eles estão convidados a avançar cada vez mais por meio de cursos diferenciados, que são oferecidos através de uma plataforma de Educação à Distância”, ressaltou Luciano Cartaxo.

O prefeito destacou, ainda, que a EaD é uma realidade no país e que garante a qualificação especialmente daqueles alunos que não teriam como frequentar um curso presencial. “Esses cursos podem ser feitos não só dentro das Estações Digitais, mas também em casa, garantindo o aprendizado das pessoas à distância. Aqueles que têm dificuldade para sair de casa por causa das crianças, do pai, ou para não gastar com transporte, vai ter acesso à educação dentro de casa”, afirmou.26-09-13-Plataforma Ensino a distancia_foto_Alessandro-Potter_011

Para a secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, os cursos de EaD representam mais uma oportunidade de qualificação para a população de João Pessoa. “Para nós é motivo de alegria comemorar o encerramento de mais um curso e, ao mesmo tempo, anunciar novas oportunidades de formação. Lançar essa plataforma significa que não só os alunos que passaram pelas Estações Digitais, mas a população de uma maneira geral terão acesso aos cursos gratuitos nas áreas de Educação e Tecnologia”, reforçou.

Estação virtual – Serão disponibilizados gratuitamente à população 12 cursos nas áreas de Tecnologia e Educação. A iniciativa tem como objetivo diminuir a exclusão digital, por meio da capacitação, educação e qualificação profissional. As inscrições já estão abertas e os cursos terão início já no dia 1° de outubro, através do endereço eletrônico joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/secitec, no link Estação Virtual.

Serão disponibilizados os seguintes cursos: Desvendando a Informática; Sensibilização para o uso de Software Livre; Ububtu GNU/Linux; Usando o Mozilla Firefox; Introdução à Gerência de Projetos; UML; Introdução à Programação Orientada a Objetos; Fundamentos da Linguagem Java; Ética na Escola; Administração do Tempo e Primeiro Emprego.

Parcerias – O Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, criada com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. Ela desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo.

O representante do Serpro, Júlio Cesar Pereira, destacou a importância da parceria entre a instituição e a PMJP. “É um prazer formar essa parceria para que a educação atinja vários horizontes. É através da educação que nós conseguimos transformar o mundo, portanto, acreditamos que a população vai aproveitar esta oportunidade que está sendo dada. Afinal, é isso que fica para o futuro”, disse.

26-09-13-Plataforma Ensino a distancia_foto_Alessandro-Potter_014Certificados – Cerca de 1,5 mil alunos concluíram os cursos de Informática Fundamental e Aplicativos para Escritório das Estações Digitais, além dos cursos da Casa Brasil, como Conserto de Celulares e DJ Produção Musical. Esta é a segunda turma dos cursos oferecidos pela Secitec através das Estações Digitais e Casa Brasil. No primeiro semestre, mais 1,5 mil alunos foram qualificados.

A aluna da Estação Digital do Grotão, Josileide do Nascimento, agradeceu à PMJP a oportunidade de fazer o curso e também aos instrutores. “Eles são muito prestativos e realmente se importam com o nosso aprendizado. Parabéns à prefeitura por levar capacitação até as pessoas que não têm acesso”, afirmou.