Prefeito lança programa João Pessoa Artesã e destaca estímulo econômico ao setor

Por - em 690

Luciano_Maisa_JPA_foto_JulianaSantos 012Resgatar a identidade cultural da Capital e fomentar a economia sustentável. Foi com este objetivo que o prefeito Luciano Cartaxo lançou, na noite desta quinta-feira (28), o programa João Pessoa Artesã (JPA), para a promoção e valorização do artesanato local. O projeto, coordenado pela primeira dama Maísa Cartaxo, foi apresentado durante evento no Solar do Conselheiro, no Centro Histórico.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, era evidente a necessidade de se fazer alguma coisa pelo artesanato de João Pessoa. “Faltava um olhar especial para os artesãos de nossa cidade, mas agora estamos fazendo isso. Temos a compreensão do que precisa ser feito, os passos que precisam ser dados e todos os resultados serão fruto de muito trabalho e planejamento. Com certeza esta será uma nova etapa para o artesanato da nossa Capital”, declarou o prefeito.

A coordenadora do programa João Pessoa Artesã, Maísa Cartaxo, fez a apresentação do projeto e destacou a importância do ato para todos os que fazem do artesanato um meio de sustento. “Essa será uma grande oportunidade para ampliar a capacidade de geração de emprego e renda deste grupo, que em sua maioria é formado por mulheres empenhadas em reproduzir a nossa cultura e a nossa tradLuciano_Maisa_JPA_foto_JulianaSantos 136ição”, afirmou.

A exposição dos trabalhos feitos pelos artesãos de João Pessoa terá início nesta sexta-feira (29), sempre em horário comercial, das 10h às 18h. As amostras estarão sediadas na Praça Dom Adauto, no Centro; e na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco – Ciências Cultura e Artes, no Altiplano. Além dos pontos fixos, os produtos artesanais também devem ser apresentados de forma itinerante até o carnaval de 2014.

A ceramista Tê Cavalcante representou os colegas artesãos na solenidade, onde homenageou a coordenadora Maísa Cartaxo com um buquê de flores. “É uma forma de agradecer à Maísa, e, assim, à Prefeitura de João Pessoa, pelo interesse que tem mostrado em valorizar o nosso trabalho. Só posso demonstrar a minha gratidão e parabenizar a todos os envolvidos na iniciativa”, declarou.

Estiveram presentes no evento os artistas plásticos Flávio Tavares e Miguel dos Santos, além do deputado estadual Anísio Maia e dos vereadores Fernando Milanez, Bosquinho, Flávio Eduardo Fuba e Sérgio da SAC.

Exposições – Na noite de abertura, as exposições se concentraram em dois pontos específicos. No Solar do Conselheiro, foram apresentadas esculturas em cerâmica e madeira, entre outros materiais, obras dos artistas Tê Cavalcante, João de Deus, Chico Sales, Mena, Rosângela, Adelaide, Lindalva Nery, Leila Smith, Geo Oliveira, Chico Ferreira e Babá Santana.

Luciano_Maisa_JPA_foto_JulianaSantos 006Ao mesmo tempo, 36 estandes exibiam trabalhos individuais e em grupo na Feira de Habilidades Manuais, na Praça Dom Adalto, onde a exposição permanece diariamente até o dia sete de dezembro, e nos finais de semana até março de 2014. Além de apreciar os trabalhos artesanais, que incluem crochê, renda, bordado, bonecas de pano e pinturas, os visitantes podem curtir música ao vivo e provar comidas típicas em seis estandes de alimentação.

Alessandra Sipriano, de 27 anos, é uma das artesãs a expor seu trabalho na praça. Além de vender seus produtos, ela produz novas peças aos olhos dos clientes. “É uma forma de mostrar que as peças são realmente nossas e que elas possuem qualidade”, explicou. Para ela, o programa trará mais visibilidade para seu trabalho. “É uma forma de divulgar o que fazemos, de atrair mais interesse e, assim, melhorar a nossa renda. É um ótimo espaço, o que precisamos muito”, afirmou.

Cadastro – Os artesãos interessados em ser cadastrar no programa e apresentar suas produções podem procurar a coordenação do programa, na Estação das Artes, em horário comercial. Os artesãos deverão levar amostra dos produtos produzidos, que serão avaliados pela equipe de curadores da amostra.